Acordos
Empresa tem "boa relação" com o governo
O "bom relacionamento" que a Helisul afirma ter com a Assembleia Legislativa do Paraná também ocorre em relação ao governo do estado. Desde que o governador Beto Richa (PSDB) assumiu o Palácio das Araucárias, em janeiro deste ano, a empresa já fechou quatro contratos com o Executivo estadual três deles sem licitação. A companhia já prestou serviço para a prefeitura de Curitiba e para o PSDB durante a campanha eleitoral de Richa no ano passado.
No início de 2011, a Helisul forneceu dois helicópteros ao governo, devido às enchentes no Litoral do estado, por R$ 183 mil. De abril a junho, a empresa alugou para o uso do governador um helicóptero e um jato a um custo total de R$ 2 milhões. Nos três contratos, houve dispensa de licitação. Mais recentemente, em julho, a Helisul venceu um pregão presencial para o aluguel de um avião para o governo por R$ 20 o quilômetro voado.
"A Helisul é uma empresa fantástica. Consegue fechar contratos com o poder público que ninguém consegue", afirmou o deputado Tadeu Veneri (PT). "Há mais de três dezenas de empresas de táxi aéreo no Paraná, mas por que só para a Helisul negociar com o governo parece vantajoso?" (ELG)
A empresa Helisul Táxi Aéreo foi a única a fazer proposta para promover viagens oficiais para a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. Ontem, no pregão presencial para o "fretamento eventual de aeronave" ao Legislativo estadual, a companhia ofereceu R$ 6.975 por hora de voo, enquanto o edital de licitação previa limite máximo de R$ 7.250 por hora voada. Mesmo com a proposta mais baixa em relação ao valor previsto em edital, o valor da hora voo está acima dos preços praticados pelo mercado incluindo aqueles ofertados pela própria Helisul , tanto em voos comerciais quanto em serviços de táxi aéreo.
No edital de licitação, o Poder Legislativo exigiu a disponibilidade de uma aeronave que comporte até sete pessoas. Dividindo o valor oferecido pela Helisul R$ 6.975 por hora de voo pelo número máximo de eventuais passageiros, chega-se ao número de R$ 996,42 por hora voada para cada passageiro.
No entanto, o custo de uma hora voada por passageiro em um táxi aéreo varia de R$ 600 a R$ 920. O levantamento foi feito pela Gazeta do Povo com as empresas Avalon, Arrowjet, Taxi Aéreo Hércules e com a própria Helisul. O valor que a Assembleia vai pagar a Helisul por horas voadas, caso homologue a licitação, é de 8,3% a 66,07% maior do que o valor cobrado por passageiros por essas quatro empresas de táxi aéreo que operam em Curitiba.
Na prática, a Helisul vai ganhar mais por horas voo da Assembleia do que costuma ganhar em contratos privados. Porém, o gerente de licitações e contratos da empresa, Edgar Nunes, afirmou que o contrato que deve ser fechado com o Legislativo paranaense não é rentável para a Helisul. Segundo ele, os acordos da companhia preveem, em média, garantia mensal fixa de pagamento por pelo menos 35 horas voadas. Por outro lado, como o gasto máximo estipulado pela Assembleia com o serviço é de R$ 300 mil por ano, a Helisul receberá no máximo por 43 horas voo anuais.
Questionado do motivo de a empresa disputar a licitação mesmo considerando o contrato sem rentabilidade, Nunes disse que a Helisul tem um bom relacionamento com a Assembleia e que não iria "deixá-la na mão". "Esse nosso avião só atende o presidente da empresa e não está envolvido em nenhum contrato. Como fica direto em Curitiba, vamos atender a Assembleia. Se estivesse em Foz do Iguaçu [sede da empresa], não teria como", justificou. "A proposta está dentro do valor de mercado. Mesmo o contrato não sendo rentável, não teremos prejuízo."
Justificativas
Logo após o pregão, ao saber que só a Helisul havia comparecido, o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), disse que não pode obrigar ninguém a participar da licitação. Segundo ele, não se trata do aluguel de uma aeronave, mas da contratação de horas voo para emergências e eventualidades. "Nós vamos solicitar o avião em certos momentos e com antecedência, quando não houver tempo suficiente para comparecer em algum evento ou não tiver voo de carreira", afirmou.
Indagado sobre o "bom relacionamento" com a Helisul, o tucano disse apenas que conhece várias empresas de táxi aéreo que operam em Curitiba, uma vez que ele próprio é dono de uma aeronave. "Vamos comparar o preço com outros estados e, se for bom, fecharemos o contrato", disse.
Deixe sua opinião