A sessão desta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Paraná vai bater um recorde. E exigir muita paciência dos deputados, que sempre parecem apressados em deixar logo o plenário. A ordem do dia conta com incríveis 50 projetos a serem votados. Na lista, não há nenhuma proposta polêmica ou considerada prioritária pelo governo do estado. Mas há matérias como a criação do Dia do Cantor (de autoria de Mara Lima, PSDB, foto), do Dia do Chaveiro (Gilberto Ribeiro, PSB) e da Semana Estadual do Rio Ivaí (Douglas Fabrício, PPS); além da concessão de título de cidadão benemérito do Paraná ao presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade (proposta por Péricles de Mello, PT, e Anibelli Neto, PMDB). Segundo a assessoria da Assembleia, a intenção é limpar o estoque de projetos na fila de votação.
Mirian convida Lula 1
A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT), participou na sexta-feira de um almoço com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu. No encontro, Mirian convidou Lula para vir a Curitiba durante a Copa do Mundo para assistir a jogos e se reunir com membros do PT.
Mirian convida Lula 2
Mirian disse que o ex-presidente foi bastante receptivo e afirmou que aceitará o convite, se sua agenda permitir. Lula ainda perguntou sobre as obras do estádio da Arena da Baixada e mostrou-se feliz com o convite. O ex-presidente participou do encerramento do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local.
Em alta: Acordo do metrô
Os governos federal e estadual enfim se entenderam em relação à liberação de recursos para a construção do metrô curitibano. O governo do Paraná aceitou aumentar a contrapartida para a obra, e a União a liberar outros financiamentos do estado que estão sob análise.
Em baixa: Derosso
João Cláudio Derosso, ex-presidente da Câmara de Curitiba, é investigado por suposto desvio de dinheiro da Casa entre 2006 e 2011. Na quinta-feira, a Polícia Civil cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, inclusive na chácara da família Derosso.
O número
1,6 mil emendas foram propostas pelos deputados ao orçamento do Paraná para 2014. O número pode crescer até a segunda-feira, quando a Comissão de Orçamento da Assembleia concluirá o levantamento. Cada um dos 54 parlamentares pôde indicar até R$ 1 milhão em emendas.
Pinga-fogo
"Eu, nesse momento, me sinto mais preparada do que meus pares dentro do partido para cumprir esse papel."
Rosane Ferreira (PV), deputada federal, lançada como pré-candidata ao governo do estado em 2014.
Colaboraram: Bruna Maestri Walter, Euclides Lucas Garcia e Denise Paro.
Deixe sua opinião