Enquanto o PL ensaia desistir do pedido de cassação de Roberto Jefferson, o presidente licenciado do PTB se concentra na preparação para seu encontro com José Dirceu na terça, durante o depoimento do ex-ministro ao Conselho de Ética.
Em marcha Na contramão do armistício vislumbrado por seus adversários, Jefferson segue elaborando a representação contra aqueles que identifica como expoentes do "mensalão", entre eles os deputados do PL Valdemar Costa Neto e Sandro Mabel.
Outro lado Henrique Meirelles nega ter pedido a Delcídio Amaral que recebesse a diretoria do Banco Rural. O titular do BC diz que, em telefonema ao presidente da CPI, ofereceu ajuda técnica do Banco Central à comissão e propôs a discussão de medidas que aperfeiçoem a identificação de irregularidades financeiras.
Inflacionado A oposição na CPI dos Correios se debruça sobre outro indício de lavagem de dinheiro envolvendo contratos das agências de Marcos Valério com estatais como Correios e BB. Os gastos com promoção de eventos feitos pela DNA e pela Multiaction são estratosféricos e não condizem com os serviços prestados.
Boas maneiras O deputado Arnaldo Faria de Sá lidera, sem concorrentes à vista, a corrida pelo "troféu casca grossa" da CPI dos Correios. Além das grosserias que dirige aos depoentes, costuma falar alto durante as intervenções dos demais parlamentares.
Nada de novo no front Oposicionistas da CPI tiveram expectativas frustradas ontem. A quebra de sigilos de José Dirceu e José Genoíno revelou uma movimentação absolutamente normal. A do PT, por sua vez, mostra operações entre bancos e precisa ser detalhada.
Abrindo caminho O presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), vai se apresentar para depor na CPI dos Correios terça. Quer esvaziar a pressão sobre a oposição, que ficaria livre para pregar a convocação de José Dirceu.
Você sou eu ontem A bancada do PT na CPI dos Correios se empenha na convocação de Cristiano Paz, sócio de Marcos Valério nas agências DNA e SMPB. Querem caracterizá-lo como o "operador do PSDB", assim como o primeiro está carimbado: caixa do PT.
Nova depoente Jorge Bornhausen defende a imediata convocação de "dona Zelite" pela CPI dos Correios. A personagem, concebida pelo presidente do PFL, é inspirada nos discursos de Lula contra "as elites" supostamente interessadas em derrubá-lo.
Meio cheio... Pesquisa qualitativa encomendada pelo PFL mostra Lula bastante preservado do sentimento de decepção despertado pelo escândalo do "mensalão".
...meio vazio O mesmo levantamento indica, porém, que não pegou nada bem o espetáculo do crescimento dos negócios de Fábio Luís, um dos filhos do presidente, em associação com a Telemar.
De mudança O nome do novo titular da Secom será anunciado na próxima semana. O interino Marcus Flora foi convidado a permanecer, mas considerou "natural" sair junto com Luiz Gushiken.
Carteirinha nova Campos Machado foi procurado por militantes petistas da zona leste de São Paulo. O grupo, com cerca de 40 pessoas, quer ingressar no PTB já no mês que vem. O deputado estadual já prepara as novas filiações.
Tiroteio
* Do deputado federal Bismarck Maia (PSDB-CE) sobre Lula ter dito ontem que "está pedindo a Deus para chegar 31 de dezembro de 2006", quando irá comparar os feitos de sua gestão com a dos antecessores:
Diante de tantas denúncias, temos que pedir a Deus é para que o governo dele chegue até 31 de dezembro de 2006.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião