| Foto: Arnaldo Alves-arquivo/ GP

O prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli (PP, foto), está abandonando o grupo do senador Osmar Dias (PDT) e se unindo a Beto Richa (PSDB), pré-candidato a governador. Ribas Carli já filiou ao PSDB o filho mais novo, Bernardo, que deve concorrer a deputado estadual. Seria uma forma de substituir o outro filho, Fernando Ribas Carli Filho, que teve de renunciar ao mandato na Assembleia após se envolver no acidente de carro que provocou a morte de dois jovens. Aliados de Richa, porém, temem que o desgaste político da família Carli tire votos do tucano. Beto Richa esteve ontem em Guarapuava participando de um encontro suprapartidário promovido pelo PPS.

CARREGANDO :)

Em alta

Dilma Rousseff

Publicidade

Depois de ter sua candidatura desacreditada, a ministra conseguiu subir nas pesquisas de intenções de votos para 2010. A pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta semana, mostra que José Serra caiu 15 pontos porcentuais desde setembro de 2008. Já Dilma melhorou seu desempenho. Embora ainda apareça atrás de Serra na pesquisa, a ministra ganharia de Aécio Neves (PSDB), o outro pré-candidato dos tucanos.

Em baixa

Quórum na Assembleia

A quarta-feira, último dia útil da Assembleia durante a semana, tem sido na verdade pouco útil. O plenário do Legislativo fica praticamente vazio nas sessões das quartas, como mostrou reportagem da Gazeta do Povo desta semana. A maioria dos deputados marca presença no painel eletrônico e, depois, some do plenário. São raros os que acompanham a sessão do começo ao fim.

Multa

Publicidade

O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (PMDB), foi multado em R$ 570,73, pela 2.ª Câmara do Tribunal de Contas (TC) por não ter regularizado a contratação, em 2005, de serviços no setor de saúde. O TC entendeu que a prestação de serviços nas áreas de ortopedia, fisioterapia e terapia ocupacional estava sendo realizada por meio de aditivos, o que caracterizaria contratação de pessoal sem concurso público. O prefeito informou que irá recorrer da decisão do TC.

Fumo 1

Seguindo a onda antitabagismo que tomou conta do país, a CCJ do Senado analisa na próxima semana três projetos que proíbem ou restringem o fumo em ambientes fechados. A relatora dos projetos, senadora Marina Silva (PV-AC), deu parecer favorável à proposta do senador Tião Viana (PT-AC), que proíbe totalmente o uso de cigarros em ambientes fechados públicos ou privados.

Fumo 2

A senadora, no entanto, apresentou uma emenda para alterar o projeto de Viana. Pela mudança proposta por Marina Silva, o fumo passaria a ser proibido em todos os ambientes públicos, mesmo os abertos. Na proposta de Viana, é prevista a proibição apenas em recintos fechados, inclusive nos privados. Em Curitiba, a lei antifumo já está valendo. No Paraná, a lei estadual que também proíbe o cigarro em ambientes fechados começa a valer à meia-noite de sábado para domingo.

Publicidade

É nossa

Em evento ocorrido ontem no Tecpar, a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto, pré-candidata a governadora pelo PT, estava discursando quando o governador Roberto Requião (PMDB) aproveitou uma brecha e brincou com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT): "Essa é a minha candidata a governadora". O ministro rebateu de pronto: "A minha também".

Pinga-fogo

"Do ponto de vista histórico, o Tribunal deu uma grande contribuição para a biografia do ministro Tarso Genro. Retirou-o de um labirinto em que ele havia se metido. Tarso usurpou competências de outros órgãos, da Justiça italiana, da Justiça brasileira."

Do presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, ao comentar a decisão do Supremo pela extradição do ex-ativista Cesare Battisti. No começo do ano, o ministro Tarso Genro concedeu refúgio político ao italiano.

Publicidade