O ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto), entrou em férias ontem, dando início à temporada de recesso dos titulares do primeiro escalão do governo federal. Mantega só deve retornar ao trabalho no dia 16 de janeiro. Já o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também vai tirar período de descanso entre os dias 4 e 12 de janeiro. Também no dia 4, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, entrará em férias, com volta programada para o dia 20 de janeiro. De 16 a 24 de janeiro, será a vez do descanso do ministro da Educação, Fernando Haddad.
Número
R$ 60 bilhões - Esse é o montante estimado do orçamento da União deste ano que só será executado pelo governo federal em 2010 os chamados "restos a pagar". O número foi apresentado ontem pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Sem arriscar
Lula falou ontem sobre a previsão de crescimento do Brasil em 2010 durante o programa "Café com o presidente", mas não quis arriscar um número. Ele disse apenas que o Brasil começa o ano com uma "situação confortável". Limitou-se a citar estimativas de especialistas, que preveem uma taxa entre 5% e 6%.
Tudo trancado
Mesmo se quisesse, nenhum deputado estadual conseguiria trabalhar no gabinete parlamentar na Assembleia nesses últimos dias de 2009. A Casa está trancada. O parlamentar não consegue nem mesmo entrar no próprio gabinete. Se por um acaso o deputado tiver esquecido um documento importante, ele só vai conseguir recuperá-lo em 2010.
Impeachment
A Ordem dos Advogados do Brasil promete insistir no impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), e do vice, Paulo Octavio (DEM). O presidente da entidade, Cézar Britto, ressaltou ontem que, caso os envolvidos não sejam punidos, "ficará a ideia de que o crime venceu" e que o episódio estimulará mais casos de corrupção.
Obra parada
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau, indeferiu o pedido de liminar impetrado pelo Consórcio Nova Sede do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região e manteve a paralisação das obras da nova sede do órgão, em Brasília. A obra foi paralisada graças a uma ação movida pelo Conselho Nacional de Justiça por suspeita de superfaturamento.
Festa animada
O jantar de confraternização de fim de ano oferecido pelo governador Roberto Requião aos secretários estaduais transcorreu de forma tranquila. Requião estava bem humorado e quase todos os secretários saborearam um "delicioso" javali. Da Assembleia, estiveram presentes apenas os deputados Caíto Quintana, Ademir Bier, Luiz Cláudio Romanelli e Edson Strapasson. O jantar aconteceu na Granja Canguiri, residência oficial do governador.
Pinga-fogo
"Muitas vezes, se a gente for avaliar a Câmara dos Deputados pela imprensa, a gente sempre acha negativa. Agora, se a gente for analisar o conjunto do trabalho produzido durante o ano, a gente vai perceber que tem muito mais coisas positivas do que coisas negativas.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, comentando a pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, em que 40% dos brasileiros consideram o desempenho do Congresso Nacional ruim ou péssimo.
Deixe sua opinião