• Carregando...

O caso de uma jovem de 18 anos, internada há 50 dias no Hospital Nove de Julho, desperta a atenção da comunidade médica de São Paulo. Ela é a primeira pessoa no estado a apresentar um quadro grave de contaminação pela bactéria Staphilococcus aureos tipo IV. O tipo III desta bactéria é comum em quadros de infecção hospitalar, mas não é este o problema da jovem. A paciente foi contaminada fora do ambiente hospitalar e os sintomas começaram com um quadro gripal, seguido por pneumonia.

Para a comunidade médica, o registro de um caso clínico desencadeado pela bactéria serve de alerta para discutir que antibióticos ministrar nos pacientes. O infectologista Antônio Pignatari, diretor clínico do Nove de Julho, explica que este tipo de bactéria é mais virulento e resistente a um tipo de antibiótico muito usado, a oxacilina.

Pignatari conta que o novo tipo foi detectado em 2000 nos Estados Unidos e, quatro anos depois, registrado em pacientes de Porto Alegre, que tiveram infecções cutâneas. Segundo ele, entre 20% a 40% das pessoas normais têm colônias de Staphilococcus aureos na pele, nariz ou períneo sem que isso cause doença, exceto se a bactéria alcançar a corrente sanguínea.

- Os primeiros casos ocorreramm nos Estados Unidos, com jogadores de futebol americano, e o problema da transmissão estava no uso comum de toalhas - afirmou.

O infectologista afirma que foram feitas pesquisas com familiares da jovem, que mora na zona norte da capital, mas não foi registrada a presença da bactéria que a contaminou.

A bactéria teve ação tão virulenta sobre a jovem, acometida por pneumonia, que causou até mesmo necrose em parte do tecido do intestino grosso. Ela foi submetida a uma colostomia e deverá passar por cirurgia para corrigir o problema.

O registro da bactéria será discutido em Campinas, em agosto, durante congresso que reúne os infectologistas de todo o estado e representantes de outros países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]