A manhã desta segunda-feira (30) é a mais gelada do ano em São Paulo. A mínima na Capital foi registrada em Parelheiros, na Zona Sul: 2,9º C, às 6h45, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O recorde anterior foi registrado no dia 5 de junho, com 3,6°C. Por volta das 6h50, a temperatura chegava a 6ºC em Ermelino Matarazzo, Zona Leste.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura era de 6,4ºC às 9h no Mirante de Santana, na Zona Norte, onde é medida a temperatura oficial na capital. A mínima tinha sido registrada também em 5 de junho: 6,6ºC.
Os meteorologistas explicam que além da massa de ar frio que chegou na cidade ser muito forte, o ar úmido ajudou a derrubar as temperaturas ainda mais.
No fim de semana tivemos manhãs frias, como nos últimos dias. Mas foram as tardes que surpreenderam. Tanto no sábado (28) como no domingo (29) as temperaturas não passaram dos 12ºC.
Desde agosto de 1991, não eram registradas temperaturas máximas tão baixas assim. Para sair na rua de madrugada, só por necessidade. E mesmo assim, bastante agasalhado.
Apesar do frio desta manhã, os meteorologistas dizem que a tarde não será tão gelada como foram as do fim-de-semana. O tempo fica mais aberto, com mais sol, desde cedo em quase todo o estado.
A previsão é que nos próximos dias também faça mais sol e as temperaturas subam à tarde, mas as manhãs ainda devem continuar frias.
Na capital, a máxima pode chegar aos 16ºC. Em São José dos Campos (a 91 km de São Paulo), 17ºC e em Caraguatatuba (a 173 km de São Paulo), de 20ºC. Não deve chover em nenhuma região.
No interior faz 10ºC em Catanduva (a 385 km de São Paulo) e 6ºC em Lorena (a 188 km de São Paulo). No Litoral, 10ºC em Ubatuba (a 224 km de São Paulo) e 9ºC em Peruíbe (a 130 km de São Paulo). Na Grande São Paulo faz 6ºC na Capital, 7ºC em Osasco e 6ºC em São Caetano.