A meteorologia prevê nesta terça-feira, para a capital paulista, novas pancadas de chuva fortes a partir da tarde. Nesta segunda-feira, choveu um quarto do que estava previsto para todo o mês de dezembro na cidade de São Paulo. O temporal voltou a castigar a capital , que teve 101 pontos de alagamento. Em Guarulhos, uma pessoa morreu com a queda de um muro da rodoviária da cidade, que atingiu quatro barracos. O Rio Pinheiros amanheceu assoreado, com lixo e barro levado por córregos que nele desembocam. Pela manhã, um muro desabou e feriu duas pessoas na Vila Andrade , no Morumbi.

CARREGANDO :)

- Não há previsão de melhora no tempo para esta semana em todo o estado de São Paulo. Devemos ter uma semana com bastante chuva, reflexo de áreas de instabilidade e do tempo abafado - diz Patrícia Madeira, meteorologista da Climatempo.

A Defesa Civil mantém o alerta para 19 áreas de risco de deslizamento ou desabamento na cidade.

Publicidade

Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, o prefeito Gilberto Kassab voltou a dizer que que a cidade está preparada para receber novas chuvas. Na semana passada, os seis dias consecutivos de chuva causaram alagamentos diários. Segundo o prefeito, 600 áreas de risco na capital estão sendo monitoradas.

Kassab disse que equipes da Prefeitura trabalharam durante a madrugada na limpeza da cidade.

- Passamos a madrugada inteira trabalhando para deixar a cidade transitável nesta terça-feira. O trabalho de manutenção e limpeza dos piscinões também está sendo feito corretamente e o nível deles já baixou. Estamos preparados para uma nova chuva - disse.

Kassab disse que a Prefeitura agiu preventivamente e que as enchentes seriam ainda mais graves se isso não tivesse acontecido. A Prefeitura de São Paulo ainda disse que vai anistiar as multas das pessoas que acabaram desrespeitando o horário de rodízio por conta das enchentes e alagamentos na cidade.

Nesta manhã, o prefeito Gilberto Kassab pediu que a população colabore e evite jogar ou deixar lixo nas ruas antes da chuva e da coleta.

Publicidade

Nesta madrugada, a chuva voltou a causar danos na cidade de São Paulo. O trânsito na Marginal do Pinheiros, que teve que ser bloqueado no sentido Castello Branco por causa de alagamento da pista local, só foi liberado por volta das 2h desta terça. As piscinas do São Paulo Futebol Clube ficaram lotadas de lama.

No Jardim Petrópolis, na zona sul da capital, um córrego transbordou e derrubou muros de seis residências.

- É a primeira vez que acontece esse tipo de coisa aqui no bairro. Chegou um determinado momento em que a água formou uma grande onda e derrubou o muro da minha casa - disse o médico Cláudio Rossi, que mora no Jardim Petrópolis há 25 anos.

No Jardim Peri, na zona norte, moradores perderam móveis e mantimentos. Próximo dali, na Avenida Parada Pinto, um muro caiu e a lama invadiu a via. Na zona oeste, uma árvore caiu na esquina das avenidas Dr. Arnaldo e Sumaré. Toda a região ficou sem luz.

Na Avenida Rio Branco, no centro da capital, duas das faixas de rolamento próximas ao cruzamento com a Rua dos Gusmões estão intransitáveis por causa do acúmulo de água.

Publicidade

De acordo com a Defesa Civil da capital, houve um deslizamento, seis quedas de muro (todas no Jardim Petrópolis) e algumas quedas de árvores na noite desta segunda-feira e madrugada de hoje. Segundo Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil, as maiores áreas de risco estão nas zonas sul e norte da capital.