SÃO PAULO - A presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, negou nesta terça-feira o hábeas-corpus que pedia a liberdade provisória para Suzane von Richthofen. Suzane, que está presa no Centro de Ressocialização de Rio Claro, no interior do estado, é ré confessa do assassinato dos pais Manfred e Marísia von Richthofen, em outubro de 2002. O julgamento dela e dos irmãos Cristian e Daniel Cravinhos, executores do crime, está marcado para o próximo dia 17 de julho.
Em sua decisão, a ministra afirma que rejeitou o pedido porque o acórdão da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anteriormente negou o relaxamento de prisão da jovem, ainda não foi publicado no Diário Oficial de Justiça. De acordo com a ministra, sem a publicação da decisão não é possível confrontar os argumentos da defesa contra a decisão do STJ.
De acordo com a assessoria de imprensa do STF, com a decisão, a defesa de Suzane terá de esperar, se quiser, o julgamento do mérito do hábeas-corpus e juntar aos autos do processo elementos para sustentar o pedido de relaxamento de prisão. O julgamento do mérito só ocorrerá em agosto, quando os 11 ministros do STF retornam do recesso.
A defesa de Suzane impetrou o hábeas-corpus nesta segunda-feira para tentar reverter a decisão do STJ que cassou, na última quinta-feira, o benefício da prisão domiciliar concedida à jovem. A favor da acusada, os advogados alegaram que a prisão foi decretada em função do "clamor social" e que a pronúncia (documento que estabelece por quais crimes o réu vai a julgamento) não transitou em julgado-os advogados recorreram da pronúncia. Ainda de acordo com eles, não havia elementos concretos para justificar a manutenção da prisão, que foi baseada na suspeita por parte do Ministério Público de que Suzane pudesse tentar sair do país e de que ela representa uma ameaça ao irmão, Andreas von Richthofen, com que disputa a herança.
Os advogados ainda devem tentar que o julgamento seja desmembrado. Eles preferem que Suzane tenha um júri separado do dos irmãos Cravinhos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião