O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que queria suspender o processo que investiga a aquisição de um apartamento tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. O caso está na 13.ª Vara Federal de Curitiba, comandada pelo juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato.
Maia pede fim da Justiça do Trabalho e recebe troco: ‘Congresso deveria ser extinto’
Leia a matéria completaA decisão do ministro é liminar, ou seja, temporária. Ele solicitou também informações ao Ministério Público Federal (MPF). Depois, o caso deverá ser levado para análise também de outros ministros do STJ. O recurso foi apresentado no tribunal em 21 de fevereiro deste ano.
O MPF afirma que Lula foi beneficiado por uma melhora da unidade, que passou a ser tríplex, e pelas reformas feitas no imóvel, assim como a compra de móveis sob medida. O tríplex está em nome da empreiteira OAS, investigada na Lava Jato. O ex-presidente nega ser dono da unidade.
Em 3 de março, Moro marcou o depoimento de Lula para o dia 3 de maio. Os outros seis réus no processo serão ouvidos entre 20 e 28 de abril. Ao contrário de testemunhas, que são obrigadas a responder as perguntas, os réus podem optar por ficar em silêncio, responder apenas a perguntas da defesa ou responder a todas as perguntas.
O ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, será o primeiro réu a ser ouvido, em 20 de abril, ao lado de outro executivo da empreiteira, Agenor Medeiros. Paulo Gordilho, acusado de comprar a cozinha planejada utilizada nas reformas no tríplex, testemunhará no dia 26, mesmo dia de outros dois executivos da OAS, Fábio Yonamine e Roberto Ferreira. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, prestará seu depoimento no dia 28 de abril.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Deixe sua opinião