Da esquerda para a direita: Tercílio Turini (PPS), Wilson Quinteiro (PSB), Valdir Rossoni (presidente da Alep), Alceu Maron Filho (PSDB), Plauto Miró e Gilberto Martin (PMDB)| Foto: Jonathan Campos/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Quatro novos deputados foram empossados nesta segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa do Paraná. O grupo assumiu as vagas deixadas por quatro parlamentares que se licenciaram para assumir o cargo de prefeito nas cidades em que foram eleitos no pleito de 2012.

CARREGANDO :)

Augustinho Zucchi (PDT), agora prefeito de Pato Branco, deu lugar a Elton Welter (PT). Cesar Silvestri Filho (PPS), chefe do executivo de Guarapuava, concedeu a vaga a Tercílio Turini (PPS). Empossado prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira (PSB) foi substituído por Wilson Quintero (PSB). Já o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), passou sua cadeira à Alceu Maron Filho (PSDB).

Maron foi candidato à prefeitura de Paranaguá pelo PSDB. O fato de ele ter mudado de partido antes de disputar as eleições – trocou o PPS pelo PSDB – pode fazer com que haja representação contra sua tomada de posse na Assembleia Legislativa. Isso porque Maron assumiu o lugar de Rangel com base na lista de suplentes feitas enquanto o político de Paranaguá ainda era filiado ao PPS.

Publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no entanto, alerta que a possibilidade de questionamento da vaga só existe a partir do momento em que haja representação. Depois disso, é necessário ainda haver o julgamento, que pode comprovar ou não a irregularidade. Por enquanto, não há representação contra o fato de Maron ter assumido no lugar de Rangel, segundo o TRE, e não há impedimento para que ele exerça a função de deputado.

Os novos deputados

Tercílio TuriniFormado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), chegou a atuar como professor do curso de Medicina na mesma instituição. Entre 1983 e 1986, foi chefe da 17ª Regional de Saúde no governo de José Richa, e em 1992 foi eleito vereador em Londrina, cargo para o qual foi reeleito outras três vezes. Em 2010 foi candidato a deputado estadual, ficando como primeiro suplente. Representa a região Norte e a parte do Norte Pioneiro do Paraná, mantendo contatos frequentes com prefeitos dessas áreas.

Wilson Quinteiro Advogado graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atua desde 1994 na área, como especialista em Direito do Consumidor e Direito Eleitoral. Foi deputado estadual também de dezembro de 2009 a dezembro de 2010, e secretário de Relações com a Comunidade no Governo Beto Richa, de fevereiro de 2011 a março de 2012. O foco da sua atuação política abrange principalmente as áreas da saúde, segurança pública, transporte coletivo, habitação e educação.

Elton Welter Formou-se em técnico em Agropecuária pelo Colégio Estadual Presidente Castello Branco, e depois em Filosofia pela UNIOESTE, em Toledo. Posteriormente especializou-se em Desenvolvimento Regional na mesma universidade onde conclui a graduação. Foi assessor parlamentar do vereador petista Toledo, Aldeni Araújo. Em 1996 foi eleito vereador, cargo que voltou a conquistar em 2000. Elegeu-se deputado estadual em 2002, consolidando sua reeleição em 2006.

Publicidade

Alceu Maron FilhoÉ formado no curso de Direito pela UFPR, com posterior especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Curitiba. Em 2004, elegeu-se vereador de Paranaguá. Deputado eleito com mais de 31 mil votos, representa a região do litoral paranaense. Estabelece como prioridade do seu mandato suprir as necessidades das comunidades do nosso litoral, com especial foco nas áreas de saúde e de infraestrutura.Gilberto Martin Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1983, especializando-se em Saúde Pública pela Fiocruz, e em Gerontologia pelo Inbrape. Foi prefeito de Cambé entre 1993 e 1996, secretário municipal de Saúde do município de 1983 a 1988, diretor da 17ª Regional de Saúde de Londrina, em 2003, e superintendente de Gestão em Saúde de 2004 a 2007. No governo Roberto Requião foi secretário de Estado da Saúde. O tema da saúde, portanto, será naturalmente uma prioridade na sua atuação como parlamentar.