O STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou nesta quarta-feira (12) a indicação do juiz federal Marcelo Pereira da Silva para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo). A indicação havia sido feita pela presidente Dilma Rousseff.

CARREGANDO :)

A maioria dos ministros entendeu que a presidente desrespeitou norma constitucional que determina a nomeação daquele cujo nome aparecer na lista tríplice três vezes consecutivas ou cinco vezes alternada.

No caso específico, já era a terceira vez que o nome do juiz Federal Aluísio Gonçalves de Castro Mendes aparecia na lista, mas ele não foi indicado. "Há casos de supremacia do Judiciário previstos na Constituição", disse o ministro Luiz Fux.

Publicidade

Em liminar, o ministro Ricardo Lewandowski já havia suspendido a posse de Perreira da Silva.

A nomeação dele foi contestada por três entidades: AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros); Ajufe ( Associação dos Juízes Federais do Brasil); e Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Os ministros, no entanto, não determinaram a automática posse de Castro Mendes, pois de qualquer forma cabe à presidente Dilma Rousseff formalizar a indicação.

Veja também
  • Dilma foi "extremamente feliz" na indicação, diz Celso de Mello
  • Novo ministro é conhecido por 'competência', diz Britto
  • Dilma indica Teori Zavascki para vaga no STF