"Vivemos uma crise política onde os partidos já não gozam de credibilidade junto à população. Daí a necessidade de reformularem suas práticas, estabelecendo critérios democráticos e de participação."

CARREGANDO :)

Da ex-deputada federal Dra. Clair, ao pedir desfiliação do PMDB discordando da forma de consulta do candidato a prefeito de Curitiba.

Surpresa – O PMDB fez uma consulta aos seus filiados no sábado perguntando quem deveria ser o candidato do partido à prefeito de Curitiba e se o governador Roberto Requião deveria indicar o candidato. A consulta indicou o reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior, como o nome mais lembrado pelos filiados. Dos 5,5 mil filiados, 764 votaram e 82,19% afirmaram que o governador deve indicar o candidato.

Publicidade

Na lista – Carlos Moreira foi citado por 52%, seguido do deputado federal, Rodrigo Rocha Loures (16%), de Dra. Clair (15%) e do presidente da Cohapar, engenheiro civil Rafael Greca (11%). Luiz Fernando Delazari, Nizan Pereira, João Arruda e delegado Bradock, somaram juntos 6% dos votos da consulta.

Decepção – Ainda no sábado Dra. Clair anunciou a retirada de sua pré-candidatura à prefeitura de Curitiba pelo PMDB e sua saída do partido. Ela filiou-se no partido há três meses, vinda do PT.

Tarifa – A Assembléia Legislativa deve votar hoje o projeto de autoria do deputado Mauro Moraes (PMDB) que isenta os motociclistas do pagamento de pedágio no Paraná. Cerca de 700 mil motociclistas no estado, dos quais 90 mil em Curitiba, aguardam a aprovação. A proposta já havia sido apresentada no mandato anterior, mas foi arquivada. A maioria dos estados do Sul e Sudeste já contam com a isenção, como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Dúvida – Resta saber se o governador vai sancionar a lei, como fez com o projeto de Antônio Anibelli (PMDB) que isenta os veículos emplacados em municípios onde estão instaladas as praças de pedágio. A lei, no entanto, foi derrubada na Justiça. Em outro projeto que trata do pedágio, apresentado pelo oposicionista Marcelo Rangel (PPS), Requião optou pelo veto. A proposta isentava de cobrança os veículos que transportam estudantes.

Corporativos – Hoje a oposição pretende apresentar na Assembléia Legislativa um projeto para reduzir o uso dos cartões corporativos no governo do estado. Segundo o líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), a intenção é limitar ao governador e aos secretários o uso dos cartões, impedindo a possibilidade de saques, se não forem justificadas as despesas.

Publicidade

Retorno – O diretório estadual do PP vota hoje a composição de 30 comissões provisórias do interior. O curioso é que o ex-deputado federal José Janene, mesmo sem mandato e após ser denunciado no escandâlo do "mensalão", continua tendo influência no partido e está indicando vários presidentes de diretórios no interior.

Mix – A lista de pré-candidatos a vereador do PP, pode contar até com ex-big brother. Marcela Prado, que é de Londrina. Outros que entraram no PP para as eleições de 2008 são o ex-presidente da Paranaesporte, Marcos Tocafundo, o humorista Miau Carraro e o presidente do Clube 3 Marias, Ali Tarbini.

Socialismo – A Presidente Nacional do PSOL, Heloísa Helena, participa hoje em Curitiba de debate com estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná para discutir a conjuntura política nacional. A palestra é parte das atividades da semana acadêmica de Comunicação Social. Na presença da ex-senadora, novos militantes do Paraná assinarão filiação ao PSOL.

Pinga-fogo

Após fechar a série de discursos no encontro estadual do PTB, realizado sábado em Cambé, o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, deu uma "palhinha" para os 1.100 convidados cantando a famosa letra "Nervos de Aço", do compositor Lupicínio Rodrigues ••• Jefferson participou do encontro a convite do presidente estadual Alex Canziani ••• Está marcada para hoje uma reunião da executiva estadual do PT ••• Na pauta está a posição oficial do partido sobre a contratação de parentes por autoridades públicas ••• Embora a maior parte dos deputados afirme ser contra a prática, nenhum deles assinou a proposta de emenda constitucional contra o nepotismo, que tramita na Assembléia Legislativa ••• Há quem acredite que a reunião da Executiva sairá somente uma posição filosófica sobre assunto.

Publicidade