Com 251 casos de rubéola notificados em Belo Horizonte, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas confirmou um surto da doença na região. Já foram confirmados 90 casos por laboratório, sendo 83 na capital. Os outros ocorreram em Sabará, Betim, Contagem, Santa Luzia e Ibirité. A Secretaria decidiu intensificar a vacinação entre mulheres de 12 e 49 anos e de homens entre 12 e 39, moradores de Belo Horizonte.
A vacina é a única forma de prevenção contra a doença, que se manifesta tanto em crianças como em adultos. Os sintomas são febre, manchas vermelhas pelo corpo e gânglios na região do pescoço e da nuca. Em gestantes, a rubéola pode causar várias complicações para a mãe e para os recém-nascidos, como as malformações congênitas.
A confirmação do surto foi feita no dia 12 de setembro, quando começou o processo de vacinação. Técnicos de saúde decidiram também pelo bloqueio vacinal seletivo, pelo envio de informes para os profissionais de saúde, pela coleta de espécimes clínicos dos casos suspeitos. Serão intensificadas também as ações de vigilância epidemiológica e a investigação dos casos suspeitos.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Deixe sua opinião