O deputado André Zacharow (foto, PMDB) apareceu recentemente no noticiário de todo o país por ter solicitado verbas do Ministério do Turismo para uma instituição que não tem especialização na área. Agora, o deputado está pedindo informações ao mesmo ministério sobre o programa de qualificação de mão de obra para o Turismo. Esse foi exatamente o programa que colocou Zacharow sob suspeita: ele pediu por meio de emendas R$ 7,5 milhões para a Sociedade Evangélica Beneficente. No pedido de informações, Zacharow quer saber quem mais apresentou emendas do gênero, em qual valor e para qual instituição. Um detalhe que o texto do requerimento não informa: por que Zacharow quer essas informações?
Para pensar
"Hoje, se um candidato coloca 10 mil placas na rua, o outro candidato tem que correr atrás para colocar o mesmo número. É uma perversidade esse sistema, porque tende a um crescimento exponencial dos custos de campanha."
Do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), relator do projeto da reforma política na Comissão Especial da Câmara, defendendo o financiamento público de campanha.
TCU concorrido
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), marcou para o próximo dia 21 a sessão que vai escolher o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em votação secreta. Até o momento, seis deputados já registraram suas candidaturas. São eles Ana Arraes (PSB-PE), Jovair Arantes(GO), Átila Lins (PMDB-AM), Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Além deles, o auditor Rosendo Severo também concorre. Até o momento, Ana Arraes é apontada como favorita. Ela conta com o apoio e a campanha de seu filho, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Não acaba mais
Os deputados estaduais vão votar nesta semana a inclusão de mais três municípios na região metropolitana de Londrina. Pela proposta de Ademar Traiano (PSDB) e Luiz Eduardo Cheida (PMDB), as cidades de Sabáudia, Jaguapitã e Pitangueiras passariam a fazer parte do aglomerado. A região de Curitiba também pode ser aumentada com Piên, Rio Negro e Campo do Tenente. Falta só um detalhe: as regiões metropolitanas ajudarem a resolver os problemas dessas cidades.
Fim das coligações
No Senado, uma das polêmicas da semana deve ser o fim das coligações para eleições proporcionais no país. A proposta, que faz parte da discussão da reforma política, tem chance de ser votada na terça-feira na reunião da Comissão de Constituição e Justiça. Os maiores perdedores seriam os partidos pequenos que vivem apenas de alugar a legenda para outras agremiações a cada dois anos.
Nova marcha
Depois dos protestos contra corrupção realizados no Dia da Independência, em várias cidades do país, o Rio de Janeiro já prepara um grande encontro no próximo dia 20, a partir das 17 horas, na Cinelândia. O evento, organizado pelo movimento "Todos Juntos Contra a Corrupção", criado em agosto deste ano nas redes sociais, também será realizado, simultaneamente, em São Paulo, Recife, Manaus e Campo Grande, entre outras capitais. A expectativa é que, como ocorreu em Brasília, cerca de 25 mil pessoas compareçam ao encontro. Não será permitida a participação de partidos políticos.
Número
0,1% sobre as movimentações financeiras. Essa seria a alíquota da Contribuição Social para a Saúde, a CSS, que ressucita a CMPF, conforme proposta do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). A criação do novo imposto foi incluída na proposta que regulamenta a Emenda 29 e vai para votação no próximo dia 28.
Colaboraram: Rogerio Galindo e Rosana Félix
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais