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Cocaína estava enterrada em três tonéis num matagal | Divulgação PF
Cocaína estava enterrada em três tonéis num matagal| Foto: Divulgação PF

Caso seja aprovada a resolução do Senado liberando o Paraná da multa de cerca de R$ 5 milhões mensais relativa aos títulos podres do Banestado e seja ainda devolvida a quantia de R$ 130 milhões, o estado "engordaria" seu caixa, até o fim do ano, em R$ 155 milhões. Além da verba do ressarcimento, seriam mais R$ 25 milhões, referentes aos próximos cinco meses que o governo estaria deixando de pagar a multa.

A Gazeta do Povo procurou o governo do estado para saber quais serão as prioridades de gasto para esse dinheiro extra. Mas, segundo a assessoria de imprensa da Casa Civil, o secretário Rafael Iatauro não tinha nada a comentar sobre o que o governo fará com o dinheiro.

Já o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) afirmou que os recursos retidos já tinham destino certo. Segundo ele, parte do dinheiro vai ser usado para a construção do Centro Judiciário de Curitiba, onde funcionava o Presídio do Ahú. "O dinheiro também será muito bem aplicado em obras de infra-estrutura, construção de hospitais, pavimentação de rodovias, na ampliação dos programas sociais e no atendimento dos pequenos agricultores."

A Gazeta do Povo fez alguns cálculos, baseados em informações divulgadas pela Agência Estadual de Notícias e pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Com R$ 155 milhões, o governo poderia, por exemplo, construir dez hospitais como o Regional de Ponta Grossa, que custará ao governo R$ 14,9 milhões. Essa unidade de saúde terá 13,5 mil metros quadrados, com 150 leitos e pronto-socorro.

Se o dinheiro fosse para habitação popular, o estado teria capacidade para construir 6.739 casas. Recentemente, foi autorizada ordem de serviço para a construção de 953 moradias em nove municípios, a um custo de R$ 22 milhões, o que representa que cada casa custará R$ 23 mil.

Já se o dinheiro fosse para a construção de novas estradas, o dinheiro seria suficiente para construir 195 quilômetros de rodovias, com asfalto de nível médio, que custa R$ 770 mil o quilômetro. Se optasse por estradas com asfalto de alto padrão, poderia fazer 77,5 quilômetros, pois o custo do quilômetro do asfalto de alta qualidade é de R$ 2 milhões.

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