Sobe
Eduardo Cunha
O novo presidente da Câmara dos Deputados "chegou chegando". Após derrotar o candidato governista Arlindo Chignalia (PT) por uma margem expressiva de votos, o peemedebista, em um de seus primeiros atos, instalou a CPI da Petrobras.
Desce
Graça Foster
Depois de ficar muito tempo "queimando" em fogo-amigo, a executiva deixou a presidência da Petrobras em meio à maior crise de gestão da história da estatal, afundada em escândalos de corrupção revelados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
O ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (DEM, foto) acaba de ser nomeado para o posto de superintendente da região metropolitana de Florianópolis. Foi escolhido pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD). Na mídia catarinense o ex-prefeito de Curitiba, que acaba de sair do governo Beto Richa (PSDB) onde exercia a função de secretário de Planejamento, foi apresentado como uma solução para os problemas de mobilidade e de trânsito na ilha de Florianópolis. Ao apresentá-lo, o governador Colombo teria chamado Taniguchi de "Pelé" do planejamento urbano.
Em silêncio
O governador Beto Richa (PSDB) evitou se manifestar nos últimos dias sobre o "pacote de medidas amargas" que enviou à Assembleia Legislativa. Não só não deu entrevistas como se calou sobre o tema nas redes sociais. Na quinta-feira, por exemplo, preferiu usar o Facebook para falar sobre o aquário de Paranaguá, comemorando os 300 mil visitantes que já passaram pelo local. Nos comentários, porém, os internautas cobraram bastante o governador.
Pauta secreta
Quer saber quando a Assembleia Legislativa vai votar o pacote de medidas fiscais enviado pelo governo do estado? Pode esperar sentado. Ninguém tem a resposta embora seja evidente que tudo vá ser votado rapidamente. Por enquanto, o Legislativo não publicou nenhuma ordem do dia (pauta de votações) em 2015. No site oficial, as últimas listas de projetos são referentes a dezembro de 2014.
Procura-se apoio
A oposição na Assembleia Legislativa do Paraná criou uma petição on-line no site Avaaz para a população manifestar seu apoio à criação da CPI do Endividamento. A petição conta com mais de 770 assinaturas. Já na Assembleia, a situação é mais complicada. Por enquanto, apenas seis deputados estaduais assinaram o requerimento: os petistas Tadeu Veneri, Péricles de Mello e Professor Lemos e os peemedebistas Nereu Moura, Requião Filho e Anibelli Neto. Para tirar a CPI do papel, são necessárias 18 assinaturas ou a aprovação da proposta em plenário.
Atualização
Osmar Bertoldi (DEM) também assinou a lista de deputados federais favoráveis à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. A assinatura, no entanto, ocorreu na terça-feira, quando ele ainda não havia assumido a cadeira do secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Francischini (SD). Como a posse só ocorreu na quarta, o nome de Bertoldi não entrou na lista final publicada na edição de sexta-feira desta coluna. A informação é do blog Conexão Brasília, do jornalista André Gonçalves, da Gazeta do Povo.
Pinga-fogo
Com o petrolão, o bichinho que picou o mineiro [Itamar Franco] deve atormentar o hoje vice Michel Temer, cujo partido ocupa lugar privilegiado nas crises que levam ao impeachment: o comando da Câmara.
Roberto Jefferson, ex-presidente do PTB e delator do mensalão, apostando que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) pode repetir a atuação de Itamar Franco, a quem acusa de ter "mergulhado na articulação" que tirou Fernando Collor do poder.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião