Para o líder do governo na Assembléia, deputado Dobrandino da Silva (PMDB), é necessária a votação urgente do decreto legislativo que anula o acordo de acionistas da Sanepar para que o governo mantenha os programas sociais. "O programa da tarifa social atende 360 mil famílias e possibilita o acesso aos serviços de saneamento básico a mais de 1,4 milhão de paranaenses. Isso só pode ser feito porque a Sanepar não tem como principal objetivo, o lucro", defende.
TV Câmara O vereador Paulo Salamuni (PV) afirma que o novo plenário da Câmara de Curitiba terá condições de receber as instalações da TV Câmara. A proposta original foi apresentada por ele em 1999 e até agora, não foi viabilizada a sua instalação por problemas de infra-estrutura. O presidente da Casa, João Cláudio Derosso, afirma que para realizar a idéia é preciso uma licitação para escolher o prestador de serviços.
Voto de louvor A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou nesta semana um Voto de Louvor e Congratulações à Rede Paranaense de Comunicação (RPC) pelo novo projeto gráfico da Gazeta do Povo. A proposição foi do deputado Geraldo Cartário (PP) que destacou a inovação na forma de apresentação das notícias do estado.
Para os prefeitos O ministro das Cidades, Márcio Fortes, confirmou sua ida a Foz do Iguaçu, no dia 22 de setembro, para a abertura da Conferência Estadual das Cidades. O convite foi feito pelo governador Requião e pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur. No evento serão analisadas e escolhidas as propostas paranaenses à conferência nacional, marcada para dezembro.
Ex-governador Um livro contando a trajetória política do ex-governador Octávio Cesário será lançado no dia 6 de setembro em Londrina. "O homem dos três poderes", de autoria de Teresa Godoy retrata a atuação de um dos mais destacados políticos do Paraná nas décadas de 60 e 70.
Exemplos O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), defendeu durante o Fórum Futuro 10 Paraná, promovido pela RPC, que a Região Oeste deve se inspirar nos exemplos da Coréia do Sul e do Japão para se desenvolver. "O Japão era um país considerado inferior por volta de 1915 e hoje é a segunda potência mundial. Já a Coréia do Sul, que havia sido destruída pela guerra em 1954, hoje tem uma renda cinco vezes superior à do Brasil", comparou.
Receita Para ambos os casos, diz o prefeito Paulo Mac Donald, a receita do sucesso foi o mercado livre. "Coréia e Japão souberam colocar nos postos-chave pessoas preparadas para as respectivas funções". O prefeito aproveitou a ocasião do Fórum para lançar a proposta de criação de uma área industrial com 1,3 milhão de m2, para atrair investimentos que desafiem os produtos estrangeiros contrabandeados do Paraguai.
Divulgação Dentro da política do governo do estado de divulgar o que está fazendo de positivo, o chefe da Casa Civil, Caíto Quitana, destacou ontem as obras para Região Sudoeste, onde fica sua base eleitoral. "O governador está fazendo a diferença ao retomar obras rodoviárias paradas. ele determinou, por exemplo, o reinício da pavimentação dos 27 km que liga os municípios de Foz do Jordão e Mangueirinha", disse Caíto.
Atletiba Um Atletiba de veteranos deve marcar a reinauguração da Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz. Quem garante é o vereador Beto Moraes (PL), que recebeu nesta semana uma comissão de líderes comunitários, comandada pelo suplente de vereador Chico Oliveira, solicitando a restauração do espaço público.
Alternativas Os prefeitos da Antonina e Morretes, Kléber Fonseca e Hélder dos Santos, respectivamente, garantem que têm uma solução para a construção de uma estrada que ligue as duas cidades ao Porto de Paranaguá sem ferir a questão ambiental. A idéia é retirar o tráfego de caminhões do centro de Morretes. O estudo já foi apresentado ao superintendente do porto, Eduardo Requião.
Pinga-fogo
* Com tanta polêmica, o projeto de mudança do Código de Ética da Câmara Municipal deve ser votado apenas em outubro.
* O presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), promete, até lá, acalmar os ânimos.
* Depois de oito anos na oposição, os deputados governistas estão colhendo os frutos por estarem no poder.
* O primeiro-secretário da Assembléia, Nereu Moura (PMDB) passa o fim de semana entregando obras na sua base eleitoral.
* Ontem, Moura assinou convênio para a construção de casas populares e implantação do Corpo de Bombeiros, em Guaraniaçu.
* O deputado estadual, Augustinho Zucchi (PDT), participou ontem, em Pato Branco, do anúncio da construção do Sesc.
* A obra foi anunciada pela Federação do Comércio do Paraná e vai custar R$ 8 milhões.
* O Partido da Mobilização Nacional do Paraná completou na semana, a instalação de 80 diretórios municipais no estado.
* Segundo o presidente do diretório de Curitiba, Pedro Manoel Neto, a bandeira do partido para a eleição de 2006 será a defesa da legalidade e práticas éticas na política.