O presidente interino do PT, Tarso Genro, disse nesta segunda-feira estar certo de que haverá segundo turno nas eleições para presidente do partido. Tarso acredita que o ex-ministro Ricardo Berzoini, candidato do Campo Majoritário, corrente que há mais de dez anos comanda o partido, estará na segunda votação.

CARREGANDO :)

A dúvida é sobre quem o acompanhará na nova rodada de votação, que deverá acontecer no dia 9 de outubro.

- Com os dados até agora disponíveis não dá para saber quais serão os participantes do segundo turno. Ocorrerá segundo turno na nossa avaliação, temos essa firme convicção. Provavelmente, Ricardo Berzoini estará no segundo turno, salvo alguma surpresa. Mas não se tem nenhuma certeza de quem o acompanhará.

Publicidade

Dos cerca de 800 mil filiados do PT, 248 mil foram às urnas neste domingo. Com praticamente metade dos votos já apurados, foi divulgada uma prévia às 13h da tarde desta segunda-feira. O candidato Ricardo Berzoini liderava com 41,6% dos 115.317 votos já contados. Em seguida, estava o candidato Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, com 16,8% dos votos; em terceiro, o candidato de esquerda Plinio de Arruda Sampaio, com 14,9% dos votos; em quarto, a deputada Maria do Rosário, com 12,7%; Raul Pont, também da esquerda, estava em quinto, com 11,9%; Marcos Sokol, em sexto, com 1,4% dos votos; e Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, que fez 0,6% dos votos, por último, em sétimo.

O presidente do PT disse em entrevista coletiva que a eleição foi um sucesso, com grande mobilização e mostrou a capacidade de recuperação do PT, que vive a maior crise de sua história.

- Foi uma votação extraordinária , para o momento que estamos vivendo, o que demonstra vitalidade da base militante de nosso partido, o desejo de profunda renovação e de retomada do partido dos trabalhadores de seu processo de contribuição para afirmação da democracia no nosso país.

Sobre as supostas irregularidades durante a votação de domingo, Tarso disse não ter recebido nenhuma denúncia oficial, mas afirmou que, se houver, haverá apuração e punição para os responsáveis.

Às 21h será divulgado um segundo boletim da apuração em todo o país.

Publicidade