O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao PCdoB uma parceria num segundo mandato, durante encontro em que os dirigentes do partido comunicaram a Lula o apoio formal a sua candidatura à reeleição. Tarso também confirmou que o presidente Lula - apesar de candidato à reeleição - ressaltou no encontro que sua posição histórica sempre foi favorável a um mandato de cinco anos, sem reeleição. Mas, segundo Tarso, essa é apenas uma posição do presidente, não significando qualquer certeza de que isso constaria de uma proposta de reforma política. O ministro disse que o importante é que a reforma política está "tomando corpo".
- O presidente ficou muito honrado (com a formalização do apoio) e disse que iria ser uma parceria de campanha e de governo. Houve um acordo político de que o presidente entende que a reforma política é uma prioridade, caso seja reeleito. O presidente tem realmente esse ponto de vista (de um mandato de cinco anos, sem reeleição), mas a proposta de reforma política será fruto de um debate - disse Tarso ao GLOBO.
No encontro, o PCdoB fez um último apelo para que Lula tentasse intervir na situação de Brasília, onde o PT não abre mão da candidatura de Arlete Sampaio em favor de Agnelo Queiroz (PCdoB).
- O presidente disse que isso dependia do partido - disse Tarso.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião