Após duas liminares que revogaram a contratação da empresa Tokio Marine Brasil seguradora contratada em caráter emergencial devido a irregularidades no processo de chamamento público feito pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) para os servidores da prefeitura de Curitiba , os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), em decisão referendada na última quinta-feira (13), atestaram que a seguradora continuará a prestar serviços para a prefeitura.
A segunda liminar foi revogada após uma série de adequações no contrato e da defesa do Imap. As irregularidades haviam sido apontadas pela Companhia de Seguros Previdência do Sul (Previsul), que era a contratada anterior e que ficou de fora do chamamento por não apresentar a documentação exigida no prazo.
A Companhia alegou, no pedido de liminar, que a modalidade de contratação utilizada pelo Imap, o credenciamento, não era a mais adequada para o tipo de serviço prestado. No dia 25 de março, o conselheiro do TC, Ivan Bonilha, concedeu a liminar e contratou em caráter emergencial a Tokio Marine Brasil. Mas um novo pedido de cautelar da Previsul, dois dias depois, culminou na revogação desse contrato também, alegando que a contratação emergencial descumpria as ordens do Tribunal e que o contrato emergencial por doze meses fere a lei das licitações.
O novo contrato reafirmado com a Tokio Marine Brasil foi reduzido para 180 dias e inclui cláusula de recisão de contrato a partir da homologação do processo licitatório ou por determinação do TC. O chamamento público anterior foi revogado e a Comissão Permanente de Seguros do Município de Curitiba iniciou um novo procedimento licitatório.
De acordo com Bonilha, a Tokio Marine apresentou uma proposta mais vantajosa que a anterior 5% menor, ao passo que "as contraprestações aos servidores municipais seriam de valor maior que as previstas anteriormente". O Imap informou que o título de capitalização passou de R$2,5 mil para R$10 mil, e o auxilio funeral para servidores ativos e aposentados também apresentou aumento.
Deixe sua opinião