O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou novo superfaturamento nas obras do Contorno Norte em Maringá e solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que a situação seja corrigida em 60 dias. A informação foi divulgada pelo TCU na terça-feira (3) e, de acordo com a assessoria do órgão, o prazo só começa a correr a partir do momento em que o Dnit receber o comunicado formal, previsto para os próximos dias.
Segundo o TCU, a irregularidade decorre da cobrança indevida no transporte do cimento para a construção. O projeto da obra previa o uso de cimentos em sacos sem a necessidade de pagar frete. No entanto, de acordo com o TCU, entre os gastos da obra está o pagamento de transporte equivalente à distância de 416 quilômetros.
Durante o período de 60 dias, o tribunal determina que todos os preços de serviços relacionados a cimento sejam ajustados e atualizados. O TCU não divulgou se a obra será interrompida durante o período.
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Dnit que informou que até à tarde de quarta-feira (4) o órgão não havia recebido o comunicado formal do Tribunal de Contas da União sobre as irregularidades. De acordo com o assessor Marco Bianchi,o Dnit só irá se manifestar quando receber o acórdão.
Obra
Depois de um ano de paralisação, as obras do Contorno Norte foram retomadas no final de junho. A paralisação se deu porque o TCU apontou indícios de superfaturamento na segunda etapa da obra, que custaria R$ 130 milhões. Depois disso, a empreiteira Sanches Tripoloni concordou em diminuir o valor do contrato em R$ 10 milhões.
A segunda etapa do Contorno Norte prevê a duplicação de 11 quilômetros e execução de um viaduto e uma trincheira. A trincheira será na Avenida Pedro Taques, ligação dos jardins Santa Clara e Sumaré; e o viaduto na Avenida São Judas Tadeu, acesso entre o Conjunto Copacabana II ao Jardim Diamante.
O Contorno Norte de Maringá terá 17,5 quilômetros de extensão, desviando o tráfego rodoviário da BR-376, que hoje atravessa a área central de Maringá. A previsão é eliminar o trânsito de aproximadamente 22 mil veículos pesados ao dia da Avenida Colombo trecho urbano da BR-376. O Contorno Norte terá 13 viadutos, três pontes e uma trincheira no total.
De acordo com informações do governo federal, o contorno deve ficar pronto em um ano e meio. Em maio, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, assinou a ordem de serviço e a liberação orçamentária para as obras de conclusão do contorno.
PF prende Braga Netto por ordem do STF
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
“Plano B” de Eduardo expõe ruídos da direita em manter Bolsonaro como único candidato para 2026
Deixe sua opinião