• Carregando...
Dilma com Lula no Rio São Francisco: defesa de Graça Foster | Cadu Gomes/Divulgação
Dilma com Lula no Rio São Francisco: defesa de Graça Foster| Foto: Cadu Gomes/Divulgação

A doação de imóveis para parentes pela presidente da Petrobras, Graça Foster, e pelo ex-diretor da Área Internacional da estatal Nestor Cerveró pode ter sido uma tentativa de burlar as investigações do Tribunal de Contas da União (TCU), mas é preciso verificar se a ação foi planejada, disse ontem, o presidente do órgão, Augusto Nardes.

Segundo ele, como o processo é "extremamente importante" e "tem de ter todas as nuances dissipadas", foi pedida uma diligência para avaliar a transferência dos apartamentos em regiões valorizadas do Rio de Janeiro e de Búzios, na Região dos Lagos fluminense. "A diligência vai averiguar se houve realmente essa doação e se foi de forma planificada, para ver quais as consequências disso dentro do processo em andamento", afirmou Nardes, após dar palestra no Rio.

Na quarta-feira, a sessão do TCU que decidiria a inclusão de Graça no relatório sobre o caso da refinaria de Pasadena (EUA) foi suspensa após a revelação das doações dos imóveis, em reportagem no site do jornal O Globo.

Em julho, o TCU pediu o bloqueio dos bens dos antigos diretores da Petrobras envolvidos nas negociações para a compra da refinaria. Graça ficou de fora, embora ocupasse a Diretoria de Gás e Energia à época.

De acordo com Nardes, a decisão sobre a inclusão de Graça voltará à pauta do tribunal após o fim da diligência. "Se for necessário mais do que o prazo de uma semana, daremos mais prazo para que o relator coloque isso na pauta. Queremos a segurança das informações", disse.

Dilma Em apoio a Graça Foster, a presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que ela e todos os ministros de seu governo têm obrigação de defender a Petrobras e seus diretores. Ela deu a declaração após ser questionada sobre a atuação dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União) em favor de diretores da estatal que são alvo de apuração do Tribunal de Contas da União (TCU). "Gente, que maluquice! Veja bem, ó: a Graça Foster e a diretoria inteira da Petrobras representam a União", disse a presidente da República, durante visita às obras de transposição das águas do Rio São Francisco no município de Floresta, em Pernambuco, ao lado do ex-presidente Lula. "É de todo interesse da União defender a Petrobras, a diretoria da Petrobras. Nada tem de estranho esse fato. Pelo contrário, é dever do ministro da Justiça, de qualquer ministro do governo, defender a Petrobras".

TSE

Também ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu representações da campanha do tucano Aécio Neves que acusavam a Petrobras de usar propagandas institucionais da estatal para fazer propaganda eleitoral antecipada para a presidente Dilma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]