O vice-presidente da China, Xi Jinping, que está em visita oficial ao Brasil, foi recebido nesta quinta-feira (19) no Congresso Nacional pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Michel Temer (PMDB-SP) e José Sarney (PMDB-AP), respectivamente.

CARREGANDO :)

Após o encontro com Xi Jinping, Temer informou que foi firmado um protocolo de colaboração com o Parlamento chinês.

Temer disse que, em breve, parlamentares brasileiros irão à China e que o contato com os representantes do Legislativo chinês facilitará o intercâmbio político, diplomático e comercial entre as duas nações.

Publicidade

O deputado informou também que, na quarta-feira (18), recebeu do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pedido para agilizar a votação de acordos com vários países, especialmente com a China.

Depois do encontro com Temer, o vice-presidente chinês afirmou que o objetivo de sua visita é aprofundar a amizade e intensificar a cooperação econômica com o Brasil. Ele ressaltou que o Brasil é hoje o maior parceiro comercial da China na América Latina e que seu país é o segundo parceiro do Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O líder chinês disse também que a China e o Brasil, que são os dois maiores países em desenvolvimento, deveriam enfrentar juntos os efeitos da crise econômica-financeira internacional.