O presidente Michel Temer (PMDB) decidiu que participará da abertura dos trabalhos legislativos, no Congresso, na próxima quinta-feira (2). Ele entregará pessoalmente a mensagem, em sessão que ocorrerá após a eleição do novo presidente da Câmara.
Na avaliação do Planalto. o comparecimento de Temer após as eleições às presidências da Câmara e do Senado é uma forma de sinalizar ao Congresso que independentemente de eventuais disputas, o Executivo busca manter a melhor relação possível com o Legislativo. Temer tenta, ainda, intensificar conversas para ver aprovadas as reformas trabalhista e da Previdência.
Nos últimos anos, a presença do presidente na abertura do ano legislativo tem sido mais exceção do que a regra. A presidente cassada Dilma Rousseff (PT) apresentou pessoalmente sua mensagem aos parlamentares no primeiro ano de seu primeiro mandato. Nos anos seguintes, o texto foi entregue por ministros de seu governo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também compareceu ao Congresso no primeiro ano de seu mandato, e o ex-presidente Fernando Henrique preferiu enviar as mensagens por meio de ministros da Casa Civil.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano