O presidente Michel Temer tem dito a interlocutores que irá sancionar sem vetos o texto que for aprovado pelo Congresso com relação ao “caixa 2” e outros crimes, havendo ou não previsão de anistia. Também circula no Palácio do Planalto o entendimento expresso pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que se o “caixa 2” ainda não foi tipificado como crime, logo não cabe falar em anistia. O próprio ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) já deu declarações nesse sentido, no passado recente.
Assessores do presidente da República reconhecem que aprovar a anistia do “caixa 2” é algo que não tem como ser explicado para a opinião pública. Mas, creem que Temer adotará a “saída jurídica”, de convalidar uma matéria aprovada pelo Legislativo e que, pelo entendimento acima, não viola a Lei Penal.
O presidente está em contato permanente com líderes aliados acompanhando o assunto. Ele tem falado com Maia e nesta quinta-feira (24) esteve com o líder do governo no Congresso, Romero Jucá.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético