Um forte temporal, com rajadas de vento de até 90 quilômetros horários, atingiu, na madrugada e na manhã de desta terça-feira, vários municípios da regiões central, fronteira oeste e centro-oeste do Rio Grande do Sul.
Em Barra do Quaraí, dezenas de casas foram destelhadas e cerca de 30 postes de energia foram derrubados, deixando mais de 10 mil pessoas sem energia elétrica e telefone fixo. A escola estadual Neusa Pereira foi parcialmente destruída, deixando 700 alunos sem aulas. O prefeito de Barra da cidade, Maher Jaber Mahmud, decretou situação de emergência.
Em Itaqui, três mil residências ficaram sem luz. Em Santa Maria, a rede elétrica também foi afetada, deixando oito mil pessoas sem luz. Em Santiago, 30 casas foram destelhadas e um trecho da BR-285 no município foi interrompido com a queda de vários eucaliptos sobre a pista. Também ocorreu queda de árvores na BR-392, interrompendo a estrada em Santa Maria.
A Estação de Climatologia de São Leopoldo e a Coordenadoria da Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançaram alerta sobre a ocorrência de vendaval com ventos fortes, chuva e raios na região metropolitana de Porto Alegre e norte do estado nas próximas horas. No início da tarde, a temperatura chegou a 32 graus no Vale do Rio dos Sinos, região metropolitana de Porto Alegre.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas