• Carregando...

      O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Ney Leprevost (PP), votou contra a criação de fumódromos e quer "enquadrar" também o governador Roberto Requião (PMDB). O deputado apresentou projeto ontem proibindo os dois diretores indicados por Requião no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) – de autorizarem empréstimos para a indústria do cigarro. Até 2007, foram repassados R$ 400 milhões para o plantio, armazenamento e produção de fumo. "Já que o governador quer banir o cigarro precisa ter atitude coerente e proibir os empréstimos. Usam dinheiro do trabalhador para matar o trabalhador", declarou Leprevost. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), subsidiados com juros de 6,8% ao ano.

      Contraponto

      Faltando alguns meses para o início oficial da disputa eleitoral para o governo do Paraná, alguns pré-candidatos já movem peças do jogo eleitoral para serem apanhados de surpresa quando o pleito começar pra valer.

      Ringue

      A reunião do PMDB do Paraná ontem foi tensa. O vice-governador Orlando Pessuti (foto 1), pré-candidato ao governo, cobrou lealdade dos deputados que flertam com Beto Richa (PSDB). Deu pito também nos que mantêm conversas com o senador Osmar Dias (PDT). O presidente estadual do partido, Waldyr Pugliesi, colocou panos quentes.

      Disse que "as críticas foram dos dois lados", sem dar detalhes. Só adiantou que o PMDB vai procurar aliança com o PTB, PT, PV e PTC.

      Criando fatos

      Enquanto isso, Beto Richa (foto 2) cria fatos políticos. Recebeu ontem no gabinete vereadores e lideranças do PSB e do PSDB. No sábado, reúne 43 prefeitos, 39 vice-prefeitos e 450 vereadores no restaurante Madalosso. "Vai ser uma vitaminada para todo mundo ver que o PSDB tem força", disse o presidente tucano, Valdir Rossoni. A agenda política de Beto no interior está sendo montada. Começa no feriado na região de Guarapuava. Depois percorre 25 municípios do Sudoeste, onde o agora adversário Osmar Dias (PDT) lidera as pequisas de intenção de voto.

      Troca de papéis

      O deputado federal José Genoino (PT-SP) fez graça do posicionamento do colega Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) ao atacar ontem a legalização dos bingos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Panunzio elogiou declarações de Lula contrárias às casas de jogos, em 2004. "Daqui a pouco só falta o PSDB começar a elogiar os nossos projetos para o pré-sal", disse Genoino.

      Cena política

      A presença do presidente Lula na solenidade de posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca no TRT do Paraná, hoje à noite, promete acirrar a disputa pelo governo estadual. O senador Osmar Dias, pré-candidato do PDT à sucessão de Roberto Requião e que negocia o apoio do PT, já confirmou a participação na solenidade.

      Pinga-fogo

      "Pela primeira vez, não vamos ter um candidato de direita na campanha. Não é fantástico isso?"

      Do presidente Lula, lembrando que os atuais pré-candidatos à Presidência da República são todos de origem de esquerda.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]