O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) criticou as discussões sobre o terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reafirmou que o PT está decidido sobre a candidatura da ministra Dilma Rousseff para disputar a sucessão presidencial em 2010.
"Não tem terceiro mandato. O terceiro mandado de Lula é a Dilma", disse o senador nesta quinta-feira (18), em visita à Força Sindical, em São Paulo, durante o 11º Congresso dos Metalúrgicos de Sâo Paulo e Mogi das Cruzes.
Mercadante disse que, quando o mandato de Lula acabar, o povo brasileiro sentirá "uma sensação de vazio".
"Acho que quando Lula começar a se despedir do governo vai ter uma sensação de vazio por parte do povo brasileiro. E esse vazio vai se refletir em uma ampla campanha em torno de Dilma."
Governo de SP
O senador petista defendeu que haja uma aliança entre os partidos da base aliada em torno de uma candidatura única para o governo de São Paulo.
Disse ainda considerar "legítima" a possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Mais cedo, Ciro havia dito "estar pensando" em disputar.
"O PT tem que sentar junto com PSB, PC do B e PDT e outros que venham a caminhar e construir uma aliança, que só vai se concretizar se o partido estiver disposto a discutir outros nomes", avaliou Mercadante.
O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, afirmou que Ciro Gomes é o candidato do PSB, PDT e PCdoB, mas que tudo depende de uma decisão do PT.
Na avaliação do senador petista, seu partido tem diversos "grandes nomes" para pleitear o cargo, como o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, Eduardo Suplicy, Marta Suplicy, Fernando Haddad e Antonio Palloci.
- No Ceará, Dilma elogia Ciro, mas evita falar sobre sucessão
- Sem descartar, Ciro diz que candidatura em SP é "fofoca"
- Aécio: Ciro tem condições de disputar presidência ou SP
- Aloysio Nunes comanda evento com 90 prefeitos de SP
- Dilma retoma agenda de viagens pelo país
- PT-SP diz nunca ter discutido nome de Ciro para Estado
- DEM e PSDB fazem acordo para disputar governo da BA
Deixe sua opinião