O TRE do Paraná vai estar funcionando hoje até atender o último eleitor que chegar à fila até às 18 horas. O plantão será feito porque hoje termina o prazo para pedido de transferência do domicílio eleitoral e para fazer o primeiro título.
Em função desse prazo, o TRE em Curitiba fez 5 mil atendimentos desde o último sábado até quinta-feira, a média é de 1.500 títulos por semana. Ontem a estimativa era atender mais 2 mil pessoas. Amanhã serão distribuídas senhas até as 18 horas.
O prazo para mudança do título ou cadastramento eleitoral foi estabelecido pela data do referendo sobre o Estatuto do Desarmamento, marcado para o dia 23 de outubro. O cadastramento precisa ser fechado três meses antes do dia da votação.
A população terá que responder "sim" ou "não" à pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?", como prevê o decreto legislativo que definiu o referendo. Assim como o voto nas eleições gerais e municipais, a participação no referendo é obrigatória (exceto para as pessoas com idades entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos, para as quais o voto é facultativo).
Quem procurar ainda hoje o TRE para comunicar mudança de município deve levar um comprovante de residência de, no mínimo, três meses atrás, que é o tempo que precisa comprovar estar morando no novo endereço. Já quem quer pedir a segunda via do título, pode procurar o TRE até 13 de outubro. Em novembro será aberto o processo de cadastramento para as eleições do próximo ano. Aqueles que não conseguirem regularizar a situação até amanhã, podem procurar o TRE em novembro. "A pessoa que não votou na última eleição e não justificou, ou que tem mais de 18 anos e não fez o título pode regularizar a situação conosco pagando uma multa", diz Alessandra Luiz, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor. A multa é de R$ 3,50.
Na segunda-feira, os mesários que serão convocados para o referendo começam a receber a correspondência em casa e devem obedecer à data para se apresentar à Justiça Eleitoral.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião