O prazo para o eleitor pedir o primeiro título ou a transferência de domicílio eleitoral termina hoje em todo o país. A central de atendimento ao eleitor em Curitiba atenderá todas as pessoas que estiverem na fila até às 18 horas, que receberão uma senha. A expectativa é superar os 4.011 registrados no último dia do prazo em 2004. Somente ontem compareceram à central 4 mil eleitores.
Pelo calendário eleitoral, o cadastro de votantes para este ano deve ser fechado hoje, 151 dias antes das eleições, que serão em 1.º de outubro no primeiro turno e 29 de outubro no segundo. O prazo vale também para que o eleitor que mudou de endereço, dentro do mesmo município, peça a alteração em seu título eleitoral, para trocar de seção eleitoral. Todos devem levar um documento original com foto e um comprovante de endereço no próprio nome, ou no nome dos pais. Já os eleitores que forem pedir transferência de domicílio devem levar um comprovante de endereço com mais de três meses de validade, ou seja, não pode ter postagem após 3 de janeiro.
A direção do TRE do Paraná espera fechar o cadastro de eleitores para este ano com 7,1 milhões de votantes. Nas eleições de 2004, o número de eleitores em todo o Paraná foi de 6,9 milhões. Em março, último levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral, o número de incritos no Paraná já era de 7.033.630.