Titulares de cartórios e concursados que trabalham na área realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (1), em frente ao Congresso Nacional.
Com um caixão enorme, eles protestavam contra a aprovação na semana passada, em primeiro turno, da PEC dos Cartórios.
A proposta efetiva interinos e que assumiram cartórios após a Constituição, sem, portanto, prestarem concurso público. Segundo dados de 2010, a PEC efetiva 7.828 titulares de cartórios que, entre 1988 e 1994, assumiram vagas ou foram transferidos para outras serventias sem prestar concurso e que hoje exercem a atividade de forma interina. No Paraná, o número estimado é de 426 cartórios nessa situação.
No caixão constava a inscrição “PEC 471, enterro do concurso público para cartórios”.
Os manifestantes distribuíram panfletos contra a PEC, que batizaram de “Trem da alegria”. Segundo esses panfletos, os defensores da PEC argumentam que quem presta concurso não assume serventias pequenas e que existem inúmeros cartórios não providos de funcionários e que há candidatos com diversos cartórios.
“É uma grande mentira. Sobram candidatos aprovados sem cartórios. A totalidade dos cartórios no país ainda não se encontra provido em razão das infindáveis ações judiciais movidas pelos interinos”, afirma a nota da Associação Nacional de Defesa dos Concursos Públicos para Cartórios (Andecc).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia