A liminar que suspendia a eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) foi suspensa na manhã desta segunda-feira (4) pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJ-PR) , desembargador Miguel Kfouri Neto.
Com a decisão, 17 candidatos ao cargo de conselheiro do TCE serão sabatinados nesta tarde na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR) por um período de dez minutos cada um. O novo conselheiro deve ser escolhido pelos deputados estaduais na terça-feira (5).
A eleição tinha sido suspensa na sexta-feira (1º) porque o desembargador Jorge Vargas (também do TJ) havia concedido liminar a Maurício Requião. Ele havia garantido o direito de esperar o julgamento de sua nomeação para o cargo sem que se realize a escolha de um possível sucessor.
Uma primeira decisão judicial sobre o tema suspendeu a eleição, dando razão a uma ação popular na quarta-feira (29). O juiz Jailton Tontini afirmou que a Assembleia poderia indicar conselheiros, mas não anular sua indicação. Na quinta (30), o presidente do TJ derrubou a liminar. Ele acatou um argumento da Procuradoria-Geral do Estado e afirmou que a decisão jurídica sobre o tema pode demorar e que o tribunal precisaria recompor seu corpo de conselheiros.