Começa nesta segunda-feira (24) a 9ª. Semana Nacional da Conciliação. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) espera que até a próxima sexta (28) quando termina a campanha três mil processos que tramitam no Judiciário de todo o estado sejam dados por encerrados.
Os processos que serão analisados nestes próximos cinco dias já foram selecionados pelo Tribunal. São casos interpretados pelo órgão como de boa possibilidade de acordo entre as partes envolvidas no conflito. Também foram selecionados processos com base em pedidos feitos pelas próprias partes envolvidas.
No ano passado, segundo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os 56 Tribunais de Justiça de todo o país atenderam mais de 633 mil pessoas. Somente nas esferas estaduais foram 251.546 audiências realizadas 94,45% do previsto. Destes, 135.335 resultaram em acordo. No TJ-PR, foram aproximadamente 7,3 mil audiências concretizadas e 2,2 mil pendências resolvidas.
A realização de grande quantidade de audiências em apenas uma semana busca mostrar para a população que a conciliação existe e pode ser aplicada. Os magistrados envolvidos na organização concordam que a semana é importante não tanto pelo número de processos que chega a um término nesse período, mas por mostrar que a conciliação está sempre disponível.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião