• Carregando...
 | José Gomercindo/AE Notícias
| Foto: José Gomercindo/AE Notícias

O Tribunal de Justiça do Paraná troca de comando nesta semana. Quem assume é o desembargador Celso Rotoli de Macedo (foto), eleito para o lugar de Carlos Hoffmann, que está se aposentando. A cerimônia de posse está marcada para esta terça-feira, às 17 horas, no 12.º andar do prédio anexo do Palácio da Justiça. O mandato será curto: dentro de seis meses, o próprio Rotoli de Macedo atinge a idade máxima e se aposenta. O cargo de segundo vice-presidente do tribunal será temporariamente do desembargador Sérgio Arenhardt. Em 23 de agosto, porém, ele assume a 1.ª vice-presidência no lugar do desembargador Ruy Fernando de Oliveira, que igualmente se aposentará. Também nesta semana, o tribunal deverá publicar o novo regimento interno, que traz algumas mudanças importantes no funcionamento do Judiciário local. Uma delas diz respeito às promoções por mérito, que passam a ser feitas por critérios técnicos objetivos.

Aliás...

Na quarta-feira, 34 pessoas com cargo em comissão no Tribunal de Justiça serão exoneradas. A troca-troca de pessoas de confiança é normal quando ocorrem mudanças no comando. Entretanto, em breve o TJ terá de fazer outra dezena de exonerações. No fim do mês passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu prazo de 30 dias para o tribunal fazer uma "limpa" na lista de comissionados, por causa de várias irregularidades encontradas durante inspeção realizada em novembro do ano passado.

Morre um constituinte

Deputado federal constituinte entre 1986 e 1990 e vice-prefeito de Ponta Grossa entre os anos de 1993 e 1996, Jovani Masini faleceu na manhã deste sábado. Masini sofreu um enfarte em sua casa, em Ponta Grossa. Masini havia completado 80 anos na semana passada. O deputado não teve filhos e deixa a viúva Vera Lúcia Chagas Moura. O velório foi realizado na Câmara Municipal de Ponta Grossa e o sepultamento está marcado para hoje às 9 horas no cemitério municipal São José.

Pedágio

A assessoria de Osmar Dias (PDT) afirma que o senador, ao contrário do que a Gazeta divulgou ontem, não promete abaixar o pedágio nas rodovias. A proposta do candidato é criar uma agência reguladora e, com participação de concessionárias, usuários e governo, abrir os contratos para verificar a possibilidade de redução da tarifa. Osmar diz que os pedágios implantados no governo Lula, com tarifas mais baixas, mostram que tarifas menores são possíveis.

Ponto eletrônico

Começa a funcionar nesta segunda o ponto eletrônico da Assembleia Legislativa. A novidade foi implantada depois das denúncias de que vários funcionários do Legislativo tinham cargos sem nunca comparecer para o trabalho. Agora, com o sistema biométrico, os servidores terão de comprovar sua identidade por meio de digitais para ter sua presença registrada.

Número

R$ 24 bilhões enviados pelo governo federal a outras entidades ainda não tiveram seu destino explicado ao Tribunal de Contas da União. Balanço feito pelo tribunal diz que há 56 mil contas que já deveriam ter sido prestadas e estão em atraso.

Pinga-fogo

"Com Dilma, nossa base social perceberá que vale a pena se mobilizar, que poderemos avançar, fazendo mais ocupações e mais greves."

João Pedro Stédile, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]