“Vamos estabelecer um cronograma para divulgar esses dados o quanto antes. Serão informados os subsídios, as vantagens e os descontos obrigatórios de todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário do Paraná.”Miguel Kfouri Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Decidido

Confira quais órgãos públicos já se comprometeram a divulgar o salário de cada um dos servidores:

Federal

• Governo• Senado • Câmara dos Deputados• Supremo Tribunal Federal

Paraná

• Tribunal de Justiça • Assembleia Legislativa• Tribunal de Contas

CARREGANDO :)

Dê sua opinião

A divulgação do salário dos servidores públicos de maneira individualizada é correta? Por quê?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Publicidade

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) vai divulgar o nome e o salário de todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário local. A decisão foi tomada ontem, em sessão do Órgão Especial do tribunal, que reúne 25 desembargadores. O TJ é a terceira instituição do Paraná a anunciar que divulgará esses dados. Na semana passada, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Estado (TC) decidiram divulgar o nome e salários de todos os servidores.

O presidente do TJ, o desembargador Miguel Kfouri Neto, explicou ontem que só não serão divulgadas informações de natureza pessoal, como empréstimos e pensões alimentícias, por exemplo. "Vamos estabelecer um cronograma para divulgar esses dados o quanto antes. Serão informados os subsídios, as vantagens e os descontos obrigatórios de todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário do Paraná", disse Kfouri.

A intenção é que os dados sejam disponibilizados no site do próprio tribunal até o próximo dia 10. Sobre possíveis demandas judiciais contra a divulgação de salários, Kfouri afirmou que caberá ao Órgão Especial deliberar. "Qualquer ação judicial nesse sentido será apreciada e decidida pelos desembargadores do Órgão Especial."

Prazo

No TC, a expectativa é que os dados sejam disponibilizados hoje, ou no máximo amanhã, no site do tribunal. O presidente Fernando Guimarães afirmou que só vai retirar as informações da página se houver "alguma manifestação do Supremo Tribunal Federal nesse sentido ou uma decisão judicial contra ato de divulgação".

Publicidade

O presidente da Assem­­bleia, deputado Valdir Ros­­soni (PSDB), fez a mesma ressalva – só retira os dados por determinação judicial. De acordo com Rossoni, até o fim desta semana os nomes e salários dos funcionários estarão no Portal da Transparência.

Outros

O governo do estado informou que a Procuradoria- Geral do Estado está desenvolvendo um estudo sobre a legalidade da divulgação dos dados para evitar possíveis processos judiciais. Embora não haja nada definido, a assessoria do governo disse que a intenção é seguir os demais órgãos e divulgar os nomes e salários do funcionalismo público estadual.

O Ministério Público do Paraná deve discutir o assunto hoje, durante reunião do Colégio dos Procuradores. A assessoria do MP informou que desde 2008 disponibiliza em seu Portal da Transparência os nomes de todos os membros e servidores com os respectivos cargos. E que no mesmo portal está a relação de cargos e o valor das respectivas remunerações, incluindo eventuais vantagens.