Severino Cavalcanti (PP-PE) virou uma espécie de medida provisória. É quase consenso que nada poderá ser votado antes de resolvida a situação do presidente da Câmara. Nem mesmo o pedido de cassação de Roberto Jefferson (PTB-RJ).
Ruim ou pior Um parlamentar de muitas legislaturas diz acreditar que será dado a Severino escolher entre: a) renunciar e entrar na fila das cassações; b) não renunciar e tornar-se o primeiro da fila.
Game over Avaliação de um ministro com assento no chamado "gabinete de crise": "Severino acabou".
Sem escalas Adendo de outro inquilino da Esplanada: "Viajou presidente e vai voltar cassado".
Mais um O governo, que já teme tanto e tantos, agora teme também "as barbaridades" que Severino possa dizer uma vez removido da presidência da Câmara.
S.O.S. Prestes a ser colhido pelo furacão em Brasília, Severino resolveu incluir, no discurso que fará hoje em NY, menção de solidariedade às vítimas do Katrina, que devastou Nova Orleans.
O mensageiro Quem conhece bem o presidente da Câmara duvida que ele chegará sozinho à conclusão de que não tem saída. Nesse caso, a inevitabilidade da situação lhe seria comunicada pelo "filho" Ciro Nogueira (PP-PI).
Água no feijão Ao ouvir o empresário Sebastião Buani manifestar "orgulho" de seu restaurante, um deputado protestou: "Onde já se viu ter orgulho daquela porcaria de comida?". Em seguida, aliviou: Também, pagando R$ 10 mil de mensalinho não deve sobrar nada para investir no negócio".
América O Itamaraty arregaçou as mangas para socorrer Antônio Celso Cipriani, amigo de Lula e ex-dono da Transbrasil, que teve revogado pelos EUA seu visto de permanência no país.
Nada a declarar Foi por comunicado escrito que a Embaixada do Brasil em Washington tomou ciência de que o chanceler Celso Amorim, e não o presidente Lula, discursará na abertura da Assembléia-Geral da ONU. O texto não justifica a mudança de planos.
Temas variados Apesar de voltar ao Brasil antes da abertura oficial da Assembléia, Lula fará pelo menos três discursos em NY. No dia 14, em uma reunião sobre financiamento para o desenvolvimento e em outra sobre terrorismo. No dia 15, sobre a reforma da ONU.
Porteira aberta 1 A Justiça Eleitoral de Londrina determinou "bloqueio do recebimento das quotas do fundo partidário por parte do Diretório Municipal do PT". A medida atende a pedido do Ministério Público, feito com base nas denúncias de caixa dois em campanhas do partido na cidade.
Porteira aberta 2 A decisão do juiz Jurandyr Reis Jr. reforça o pedido, feito por tucanos e pefelistas diretamente ao TSE, do bloqueio das verbas do fundo ao PT em todas as esferas. Cabe recurso.
Espalha-brasa Advogados de Paulo Maluf avançaram sobre o Ministério Público apontando o vazamento de informações sigilosas no caso do processo que motivou seu pedido de previsão preventiva. Tentam com isso emperrar as investigações no exterior.
Não diga O promotores, por sua vez, notam que as primeiras notícias sobre o caso só foram veiculadas um dia após o acesso dos mesmos advogados ao processo.
Tiroteio
Do deputado Jutahy Jr. (PSDB-BA) sobre Lula ter advertido "os mal-intencionados" de que as turbulências não vão tirar o governo do rumo:
Os mal-intencionados estão no PT. E muitos estiveram junto do presidente no Planalto.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano