"Teríamos de fazer uma discussão no sentido do que quer dizer transparência. Tem coisa que não é transparente nem para nós deputados."

CARREGANDO :)

Do deputado estadual Mauro Moraes (PMDB), apontando para a falta de conhecimento dos trabalhos da Assembléia Legislativa pelos próprios parlamentares.

Transparência – A grande maioria dos deputados estaduais defende que a decisão de uma maior transparência teria mesmo de partir da Mesa Executiva e não de um projeto de um único parlamentar. "Não se trata de uma sacada genial. Os instrumentos que garantem a transparência já estão postos", disse Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).

Publicidade

Paparico – O prefeito Beto Richa (PSDB) retornou ontem da viagem a Cascavel e Foz do Iguaçu impressionado com o paparico recebido. Foi bem tratado tanto pelos políticos quanto pela população. Em Foz, por exemplo, aproveitou a euforia e lançou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Budel, que se filiou ao partido, para disputar a prefeitura. Recebeu em troca o lançamento simbólico de sua candidatura ao governo do estado em 2010.

Entusiasmo – A empolgação na viagem foi tanta que houve empresário da região que não perdeu a oportunidade de comparar Beto Richa ao governador Roberto Requião (PMDB). Tudo com muita ironia. "Se o Requião se disse meio prefeito de Curitiba, o Beto é quase governador do Paraná. O Requião que se cuide", afirmou uma liderança regional.

Decisão – O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Curitiba Ratinho Júnior filiou-se ontem ao PSC. Ele será ainda o presidente paranaense do partido e terá a missão de estruturar a legenda para disputas futuras. "O PSC é um partido sem manchas e podemos fazer essa sigla crescer muito".

Um ano – Ontem completou um ano do falecimento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Quielse Crisóstomo. Houve missa na igreja do Perpétuo Socorro. Deputados que estiveram na cerimônia lembraram que também faz um ano que o TCE está com menos um conselheiro.

Órfãos – Assessores do ex-presidente do Legislativo estadual, Hermas Brandão (PSDB), circulavam ontem pela Assembléia Legislativa e comentavam o quanto estão torcendo para que o ex-chefe assuma logo sua vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado. O tucano, ao que parece, não está com tanta pressa. Ele está no Pará, onde tem uma fazenda.

Publicidade

Despacho – O deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) está despachando em meio ao pó e à argamassa. É que ele está reformando o gabinete da primeira-secretaria da Assembléia Legislativa, cargo para o qual foi eleito e que pertencia ao também peemedebista Nereu Moura.

Liderança – Lideranças do PMDB estão aproveitando o recesso parlamentar para fazer campanha junto ao governador Roberto Requião para que o deputado estadual Dobrandino da Silva (PMDB) continue como líder do governo na Assembléia Legislativa. O recém-eleito deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) também disputa a vaga. E uma terceira via está para entrar no jogo: é a turma do deputado Waldyr Pugliesi (PMDB).

Chumbo trocado – O chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, rebateu ontem as críticas do líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), de que a reforma administrativa no governo Requião representa o "secretariado dos descontentes", se referindo aos não reeleitos. Para Iatauro, o forte do deputado não é o respeito e a lealdade em relação aos companheiros. "Aliás, essa impressão ele já deixou clara em relação ao Hermas (Brandão) que o fez presidente do seu partido contrariando grandes lideranças", disse.

Pinga-fogo

O prefeito de Cascavel, Lísias Tomé (sem partido), foi duplamente assediado nesta semana por importantes líderes políticos do Paraná. ••• Primeiro foi o governador Roberto Requião que tentou levá-lo para o PMDB. Depois, foi a vez de o prefeito Beto Richa assediá-lo. Houve convite para filiação ao ninho tucano. ••• O recém-eleito deputado estadual Ribas Carli Filho (PSB) está em sua fazenda no interior do estado se preparando para começar a trabalhar na Assembléia Legislativa no próximo dia 15. Um dos passatempos do mais jovem deputado da Casa, de 23 anos, é ler o regimento interno da Assembléia Legislativa. ••• Tudo para estar atento quando alguns colegas de parlamento quiserem persuadi-lo em relação a algum tema em debate ou no encaminhamento de qualquer ação como parlamentar.

Publicidade