O Transparência Hackday, evento realizado ontem pela Gazeta do Povo, promoveu o encontro de cerca de 40 pessoas entre jornalistas, desenvolvedores de softwares, engenheiros matemáticos e cidadãos interessados na fiscalização do poder público para produzir aplicativos de informática para ampliar a transparência de órgãos governamentais.
"Acho que tivemos uma equipe bem mista com preocupações diferentes, o que é bom para o surgimento de novas ideias", disse Luís Leão, integrante da ONG Transparência Hacker e um dos organizadores do evento, que ocorreu no espaço da NET Curitiba. Até o fim da manhã, algumas equipes haviam definido seus trabalhos.
Um dos grupos se dispôs a extrair dados on-line do governo do Paraná automaticamente, sem a autenticação requerida. Outro pretende fazer um levantamento de todos os sites de transparência, oficiais e não oficiais, para compilar as informações e divulgá-las em links no Twitter. O resultado completo do evento será divulgado na edição de amanhã da Gazeta do Povo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula