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Obra da transposição: 750 quilômetros de canais para escoar águas | Ricardo Stuckert/ABr
Obra da transposição: 750 quilômetros de canais para escoar águas| Foto: Ricardo Stuckert/ABr

Com o início de operação adiado em dois anos, para 2014, a transposição do Rio São Francisco vai custar R$ 1,8 bilhão a mais aos cofres públicos, informou ontem o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. "O aumento de 36% no custo final da obra é compatível com os reajustes de preços da construção civil", disse o ministro.

A construção de 750 quilômetros de canais de concreto que levarão águas do São Francisco a re­giões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte tinha custo estimado em R$ 5 bilhões até o final do ano passado. Esse valor foi revisto para R$ 6,8 bilhões, equivalente ao pagamento de seis meses do programa Bolsa Família.

A transposição é a obra mais cara do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) bancada com a arrecadação de tributos. A mais recente previsão oficial indica que o primeiro eixo da transposição entrará em funcionamento apenas no final do mandato da presidente Dilma Rousseff, nos últimos meses de 2014. Quando as obras começaram, em 2007, a intenção era de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurasse o eixo Leste antes da posse do sucessora.

No balanço que apresentou ontem da obra, o ministro Fernando Bezerra reconheceu que cinco dos 14 lotes de obras da transposição do São Francisco encontram-se paralisados, à espera da negociação de aumentos de preços dos contratos, os chamados aditivos. Segundo Fernando Bezerra, só os aditivos deverão representar um custo extra de R$ 771 milhões na obra. Os contratos assinados a partir de 2006 também tiveram reajustes, que somam mais R$ 282 milhões.

Além disso, relatou o ministro, a renovação da licença ambiental, com o atendimento de exigências feitas pelo Ibama, representa um custo adicional de R$ 180 milhões, além dos R$ 170 milhões já desembolsados.

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