TRE-PR: eleição facultativa?| Foto: Priscila Forone / Arquivo Gazeta do Povo

Eleitora espera 5 horas na fila para se recadastrar

Os eleitores de Curitiba que deixaram para fazer nesta semana o recadastramento do Título de Eleitor enfrentaram longas filas e precisaram esperar até 5 horas para serem atendidos na Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE-PR). Ao longo desta quarta-feira (18), o fim da fila para entrar na Central estava perto da Avenida Marechal Floriano Peixoto, a cerca de cem metros do portão de entrada.

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)

A Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE-PR) ultrapassou nesta quarta-feira (18) a marca de um milhão de Títulos de Eleitor recadastrados em Curitiba desde março do ano passado, quando o procedimento começou. Além disso, o número total de atendimentos foi recorde, com 12.854 atendimentos ao longo do dia - quase mil a mais que o recorde anterior.

Publicidade

Devido à grande procura nesta semana, a última para fazer a revisão eleitoral, houve grandes filas e a demora chegou a cinco horas. O prazo final para o recadastramento termina na sexta-feira (20). Quem não comparecer pode ter o documento cancelado.

Foram feitas, precisamente, 1.002.589 revisões eleitores até esta quarta-feira. Com isso, faltam 2.624 recadastramentos para que o TRE atinja a meta mínima de 80% de revisões. A meta, que, em Curitiba, equivale a 1.005.213 votantes, é uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral para confirmar que a capital paranaense utilizará a identificação biométrica (através da digital) nas eleições municipais deste ano.

O assessor de imprensa do TRE-PR, Marden Machado lembrou que a meta deve ser atingida na manhã desta quinta-feira (19), penúltimo dia para o recadastramento.

O tribunal já atendeu ao todo 1,1 milhão de pessoas. A diferença entre o total de atendimento e o número de revisões é explicado pela transferência de domicílio do título de eleitor e o acréscimo de novos eleitores.

Sem agendamento

Publicidade

Não é mais possível ao eleitor de Curitiba marcar com antecedência, pela internet, o dia e o horário em que prefere ser atendido para o recadastramento biométrico. Isso porque o sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) chegou ao limite, após registrar, no início da tarde desta terça-feira (17) o agendamento de 5 mil pessoas por dia até a próxima sexta-feira (20), prazo final para fazer o recadastramento eleitoral.

Serviço:

A Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral funciona das 8h às 18h30. É preciso levar um documento oficial de identidade com foto e título de eleitor, além de um comprovante de residência. Só serão aceitos os documentos originais. A central do tribunal fica na Rua João Parolin, 55, Prado Velho, Curitiba. Os telefones para tirar dúvidas são: (41) 3330-8674 e (41) 3330-8673. Há estacionamento próprio e gratuito no local.