O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná manteve na segunda-feira (6) uma condenação eleitoral contra o governador Beto Richa (PSDB) e sua vice, Cida Borghetti (Pros). Segundo a decisão do tribunal, houve uso irregular de imagens do hangar e dos helicópteros do governo do estado no programa eleitoral gratuito do ano passado.
As imagens dos helicópteros foram ao ar em 25 de agosto de 2014. O governador reeleito foi condenado em primeira instância e recorreu ao TRE. Nesta segunda-feira, com voto do desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que foi o relator do caso, a condenação foi mantida.
Multa
Beto Richa e Cida Borghetti foram condenados a pagar R$ 5.320 cada um. O coordenador do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), do governo do estado, Orlando Artur da Costa, também foi condenado ao mesmo valor.
De acordo com o TRE, a condenação se deve ao fato de que fica evidente que o governador se utilizou da posição de chefe do governo para ter acesso a imagens que outros candidatos não poderiam usar.
Segundo a Corte, isso cria uma desigualdade na disputa.
Outro lado
O PSDB informou que irá recorrer da decisão e que acredita que não houve qualquer irregularidade no uso das imagens durante a campanha.
“Os representados demonstraram se tratar tão somente de mera captação de imagens do hangar e dos serviços prestados pelo Graer, sem jamais se utilizar da estrutura estatal para propaganda eleitoral, o que levará os representados a recorrerem ao Tribunal Superior Eleitoral para demonstrar a licitude daquela propaganda”, diz nota enviada por e-mail.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Deixe sua opinião