• Carregando...

Os eleitores de todo o país deverão ir às urnas no próximo dia 23 de outubro para opinar sobre a proibição ou não do comércio de armas. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná já está divulgando as instruções para o referendo. Um dos avisos é que os eleitores terão somente até o próximo sábado (23 de julho, três meses antes da votação) para requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio; comunicar mudança de residência dentro do município; pedir alteração no seu título; e para o eleitor portador de necessidades especiais solicitar sua transferência para seções especiais.

No Paraná, as Centrais de Atendimento ao Eleitor e os Cartórios Eleitorais estarão atendendo normalmente neste fim de semana, sábado e domingo entre 9 e 18 horas.

A partir da próxima semana, o TSE lança campanha institucional para convocar os eleitores para o cadastramento eleitoral. Os eleitores que completam 18 anos de idade até o dia 22 de julho devem se cadastrar na Justiça Eleitoral para participar do referendo, que terá o voto obrigatório.

A tela da urna eletrônica com a pergunta "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?" já está pronta. As teclas que corresponderão às respostas "sim" ou "não" serão posteriormente sorteadas em sessão pública com a participação de todos os setores envolvidos.

Ainda no dia 23 de julho, vence o prazo para que as duas frentes parlamentares, constituídas perante a Mesa do Congresso Nacional, indiquem ao Tribunal Superior Eleitoral o nome de seus representantes.

A propaganda sobre o referendo começa no dia 1.º de agosto. A partir desse dia, as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública, relativas ao referendo, ficam obrigadas a registrar, na Justiça Eleitoral, as informações previstas em instruções expedidas pelo TSE.

Quarenta e cinco dias antes do referendo, ou seja, a partir de 8 de setembro, o TSE poderá requisitar das emissoras de rádio e televisão 15 minutos diários

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]