O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda tem 17 prestações de contas de campanha de deputados federais e mais 25 de deputados estaduais eleitos na lista de julgamentos, além das contas do governador reeleito Roberto Requião (PMDB) e do senador Alvaro Dias (PSDB). Assim como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o TRE não julgou dentro do prazo de oito dias antes da data da diplomação, previsto pela lei eleitoral.
A diplomação dos eleitos está marcada para o dia 19 de dezembro, no Teatro Guaíra, a partir das 16 horas. Nenhum candidato poderá ser diplomado até que as contas tenham sido julgadas, mas a expectativa do TRE é que todos os eleitos tenham as prestações julgadas até sexta-feira.
De acordo com a assessoria do tribunal, pedidos de esclarecimentos, sem grande gravidade, atrasaram os julgamentos. Os candidatos têm um prazo de 72 horas para apresentar os esclarecimentos.
A Secretaria de Controle Interno e Auditoria do TRE deu parecer pela regularidade das contas de Alvaro Dias e de Roberto Requião, mas ainda não há data para que sejam julgadas. Até agora, a secretaria não sugeriu nenhuma desaprovação.
Ontem foram aprovadas 20 contas, entre elas, dos deputados estaduais reeleito Carlos Simões (PTB), Augustinho Zucchi (PDT) e Ademar Traiano (PSDB). Ainda foram aprovadas as contas dos deputados federais eleitos Osmar Serraglio (PMDB), Alceni Guerra (PFL) e Barbosa Neto (PDT). Algumas contas, como de Traiano e Elio Rusch (PFL), foram aprovadas com ressalvas porque eles deixaram de apresentar a prestação parcial durante a campanha. Em outros casos, como de Simões, o TRE vai enviar os autos dos processos para as agências de fiscalização da previdência e benefícios trabalhistas.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião