A corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve começar a julgar nesta semana os pedidos de registro de candidatura para as eleições deste ano. Os 19 pedidos de impugnação recebidos na semana passada só serão analisados na semana que vem, quando vence o prazo para que os citados apresentem defesa. Todos os registros e pedidos de impugnação devem estar julgados pelos tribunais regionais até dia 23 de agosto. Nas eleições estaduais anteriores, o tribunal paranaense decidiu bem antes do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda não há data para a decisão mais esperada pelos partidos, que vai definir se a coligação entre o PSDB e o PMDB é válida. Enquanto a decisão não sai, o deputado Hermas Brandão (PSDB), vice de Roberto Requião (PMDB), diz que nada pode ficar parado aguardando o julgamento. "Não posso parar de fazer campanha e ficar pensando nisso. Estou em campanha", disse o deputado Hermas Brandão.
A ala do PSDB que é contra a aliança não esperou o resultado do registro de coligação e entrou no TRE com pedido de impugnação da aliança com o PMDB. O documento foi assinado pelo presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, e pelos deputados federais Gustavo Fruet e Luiz Carlos Hauly. O argumento do grupo é de que ninguém entrou com recurso no prazo legal para questionar a decisão do diretório nacional de anular o item da convenção estadual tucana que aprovou a aliança entre os dois partidos.
"Nenhum filiado recorreu da decisão ao foro competente, que seria o próprio diretório nacional. No nosso entendimento, o PSDB está livre para apoiar o candidato que quiser porque temos o respaldo da cúpula do partido", disse Valdir Rossoni. Além dele, o candidato a deputado estadual Paulo César Rossi entrou com três pedidos de impugnação contra a mesma coligação.
O PPS entrou com pedido contra a coligação de dois candidatos a deputado estadual: o petista Leslie Khervald de Moura e o candidato à reeleição Geraldo Cartário (PMDB). O PRP quer impugnar a candidatura a deputado estadual de Ênio José Verri (PT), ex-chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, e João Ivo Caleffi, ex-prefeito de Maringá e candidato a deputado federal pelo PT. Ainda pede que a candidatura do deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB), que disputa a reeleição, seja impugnada.
Candidatos
Além dos 11 pedidos para a disputa ao governo do estado e 10 para o Senado, o TRE tem 505 pedidos para deputado estadual e 236 para federal. Cada pedido é analisado por um juiz relator e tem parecer do Ministério Público. O relator apresentará seu voto na sessão e os outros membros votam em seguida. Para dar conta da demanda, as sessões, que normalmente são realizadas em duas tardes, serão de segunda a quinta-feira, ao menos nesta semana e na próxima.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp