• Carregando...
Fila de eleitores que deixaram para regularizar as endências com a Justiça eleitoral no último dia. | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Fila de eleitores que deixaram para regularizar as endências com a Justiça eleitoral no último dia.| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Cerca de quatro mil pessoas compareceram nesta quarta-feira (9) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para regularizar o título segundo balanço preliminar do órgão. Por volta das 17 horas, foram atendidas 2,6 mil pessoas. Outras 1,4 mil devem ser atendidas até as 20 horas.

Apesar do movimento intenso desde a segunda-feira (7) no TRE, aproximadamente 180 mil pessoas não regularizaram a situação com a Justiça Eleitoral. Esses eleitores não poderão votar nas eleições municipais de outubro. Por causa da situação irregular, eles terão os títulos cancelados e não conseguirão tirar passaporte, fazer matrícula em instituições públicas ou prestar concurso público.

Desde o início da semana, o TRE atendeu mais de 10 mil pessoas, de acordo com balanço prévio. Na segunda (7) foram atendidos cerca de três mil eleitores e na terça (8) aproximadamente 3,6 mil, conforme o TRE. Nesta quarta (8) o movimento foi bastante intenso. A fila chegou à Avenida Marechal Floriano Peixoto, na altura 3.600. Pessoas ficaram até 5 horas na fila para serem atendidas.

A auxiliar de cozinha Rubiana dos Santos Candido, 21 anos, chegou ao TRE às 11h45 e só conseguiu ser atendida por volta das 15 horas. Ela veio solicitar a transferência do título para Curitiba, já que votava em Araucária, onde trabalhava. "Vim hoje porque não pude sair do trabalho nos outros dias", disse.

A assessoria do órgão informa que fechou os portões às 18 horas. Os eleitores que estavam na fila até este horário receberam senhas para garantir o atendimento.

MovimentaçãoPor volta do meio-dia havia filas, e as pessoas esperavam em torno de uma hora para serem atendidas. Setenta e oito guichês estavam funcionando para atender a população.

Aproximadamente 180 mil títulos de eleitor foram cancelados em Curitiba após o término do recadastramento biométrico, em janeiro de 2012. Cerca de 30 mil eleitores regularizaram a situação. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, o restante dos eleitores normalmente se enquadra na parcela que não comparece para votar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]