Fila de eleitores que deixaram para regularizar as endências com a Justiça eleitoral no último dia.| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Cerca de quatro mil pessoas compareceram nesta quarta-feira (9) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para regularizar o título segundo balanço preliminar do órgão. Por volta das 17 horas, foram atendidas 2,6 mil pessoas. Outras 1,4 mil devem ser atendidas até as 20 horas.

CARREGANDO :)

Apesar do movimento intenso desde a segunda-feira (7) no TRE, aproximadamente 180 mil pessoas não regularizaram a situação com a Justiça Eleitoral. Esses eleitores não poderão votar nas eleições municipais de outubro. Por causa da situação irregular, eles terão os títulos cancelados e não conseguirão tirar passaporte, fazer matrícula em instituições públicas ou prestar concurso público.

Desde o início da semana, o TRE atendeu mais de 10 mil pessoas, de acordo com balanço prévio. Na segunda (7) foram atendidos cerca de três mil eleitores e na terça (8) aproximadamente 3,6 mil, conforme o TRE. Nesta quarta (8) o movimento foi bastante intenso. A fila chegou à Avenida Marechal Floriano Peixoto, na altura 3.600. Pessoas ficaram até 5 horas na fila para serem atendidas.

Publicidade

A auxiliar de cozinha Rubiana dos Santos Candido, 21 anos, chegou ao TRE às 11h45 e só conseguiu ser atendida por volta das 15 horas. Ela veio solicitar a transferência do título para Curitiba, já que votava em Araucária, onde trabalhava. "Vim hoje porque não pude sair do trabalho nos outros dias", disse.

A assessoria do órgão informa que fechou os portões às 18 horas. Os eleitores que estavam na fila até este horário receberam senhas para garantir o atendimento.

MovimentaçãoPor volta do meio-dia havia filas, e as pessoas esperavam em torno de uma hora para serem atendidas. Setenta e oito guichês estavam funcionando para atender a população.

Aproximadamente 180 mil títulos de eleitor foram cancelados em Curitiba após o término do recadastramento biométrico, em janeiro de 2012. Cerca de 30 mil eleitores regularizaram a situação. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, o restante dos eleitores normalmente se enquadra na parcela que não comparece para votar.