O estado de Minas Gerais se transformou em rota obrigatória dos principais pré-candidatos à sucessão ao Palácio do Planalto. O segundo maior colégio eleitoral do país, com 14 milhões de votos, recebeu nas últimas semanas visitas do presidenciável do PSDB, o ex-governador paulista José Serra, e da pré-candidata petista, a ex-ministra Dilma Rousseff, que escolheu o estado como primeiro destino após sua saída da Casa Civil. Agora é a vez da senadora Marina Silva (AC) (foto), presidenciável do PV. Hoje, a pré-candidata participa na Assembleia Legislativa mineira do lançamento da pré-candidatura do deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV) ao governo do estado. No mesmo local, a senadora acompanhará a posse do novo presidente estadual do PV, Ronaldo Vasconcellos. Ainda na capital mineira, Marina participa amanhã de seu primeiro encontro formal com militantes da rede social Movimento Marina Silva (movimentomarinasilva.org.br), que reúne 15 mil seguidores no país.
Aliás...
O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), esteve ontem no Congresso Nacional e criticou a visita da ex-ministra Dilma Rousseff ao túmulo do ex-presidente Tancredo Neves, no início da semana. "Soou estranha a visita. Ainda mais para nós que conhecemos a história política. O PT não só não apoiou a candidatura de Tancredo Neves como expulsou quem votou nela", disse o governador. Na quarta-feira, PPS, DEM e PSDB divulgaram nota também criticando a visita de Dilma.
Desgovernado
O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) tomou um susto ontem. No momento da aterrisagem do avião que o levava a União da Vitória (no Sul do estado), uma das mangueiras do freio da aeronave modelo Sêneca/5 estourou. O avião, então, ficou desgovernado e foi parar fora da pista do aeroporto da cidade. O deputado passa bem, mas após o incidente suspendeu as atividades do dia.
Atraso
A reforma do Palácio do Planalto não ficará pronta no próximo dia 21, data do aniversário dos 50 anos de Brasília, como estava previsto inicialmente. Dessa forma, a Presidência continuará funcionando provisoriamente no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Segundo operários que trabalham na reforma, somente o quarto andar o que sofreu maior intervenção já foi totalmente concluído.
Semana fraca 1
As denúncias envolvendo a Assembleia Legislativa esvaziaram as sessões e votações na Casa durante a semana. A pauta fraca, composta basicamente por projetos de declaração de utilidade pública, contribuiu para afugentar os parlamentares do plenário. Após um feriadão prolongado de quatro dias, os deputados estaduais retornaram na segunda-feira para as três sessões semanais apreensivos e economizando nos discursos.
Semana fraca 2
Na sessão de quarta-feira, nenhum projeto importante foi votado. Na pauta, apenas declarações de utilidade pública. Todas foram aprovadas sem discussão. O quórum também foi baixo. O painel eletrônico registrou média de 40 presentes, mas o número não refletiu a movimentação no plenário, que ficou quase vazio durante toda a tarde de anteontem. Na segunda e terça-feira, a presença foi ainda menor.
Menos de um mês
A Justiça Eleitoral encerra no dia 5 de maio o prazo para inscrições, transferências de domicílio eleitoral ou revisões de dados pessoais para que os eleitores estejam aptos a votar nas eleições deste ano. Para mais informações, o cidadão pode procurar o cartório eleitoral da sua cidade. Os moradores de Curitiba também podem entra em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor por meio dos telefones: 3330-8672 ou 3330-8676.
Surpresa
O vereador de Londrina, Joel Garcia (PDT), foi reconduzido ao cargo ontem e apareceu de surpresa na sessão da Câmara de Vereadores, durante a tarde. Ninguém esperava a presença dele, já que Garcia estava afastado da Câmara de Vereadores desde o fim do mês passado por um pedido do Ministério Público. A decisão de reconduzi-lo foi do desembargador da 2.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ) Edison Macedo Filho e tem caráter liminar. O afastamento do vereador está relacionado com as investigações da suposta contratação de uma funcionária fantasma.
Pinga-fogo
"É preciso que o direito à informação seja incorporado ao rol dos direitos do cidadão."
Do jornalista Eugênio Bucci, durante o Seminário "Liberdade de Imprensa e Democracia na América Latina", realizado no Memorial da América Latina em São Paulo pelo Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp.
Deixe sua opinião