• Carregando...

Ministro paranaense

Governo analisa denúncia contra Balbinotti e adia posse. O futuro ministro se reuniu ontem pela primeira vez com o presidente Lula, que não o conhecia pessoalmente, mas confirmou a sua indicação antes mesmo do encontro.

Leia entrevista de Odílio Balbinotti à Gazeta do Povo impressa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará posse nesta sexta-feira (16), às 10 horas, aos novos ministros da Saúde, José Gomes Temporão, da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e da Justiça, Tarso Genro.

Os demais ministros serão anunciados somente na próxima semana, incluindo o novo ministro da Agricultura, deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR). Após a reunião do conselho político da coalizão, nesta quinta (15), Lula recebeu Balbinotti, que estava acompanhado pelo presidente peemedebista Michel Temer e pelo líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).

Segundo Alves e Temer, Balbinotti foi oficialmente convidado para o Ministério da Agricultura por Lula. A posse foi programada para as 9h da próxima quinta-feira (22). O futuro ministro da Agricultura responde a um processo no Supremo Tribunal Federal, que corre em segredo de justiça, por crimes de falsidades ideológica e documental.

"Se eu tivesse culpa, causaria (constrangimento assumir o ministério). Mas sou inocente", afirmou Balbinotti após encontro com Lula. O advogado de Balbinotti, Aristides Junqueira, divulgou nota nesta quinta-feira (15) declarando que o deputado federal aguarda "com tranqüilidade" o resultado das apurações.

A justificativa para a posse não ocorrer simultaneamente à dos outros novos ministros peemedebistas é que o atual ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto, está em visita oficial à Indonésia e Cingapura.

Relações Institucionais

Também ficará para a próxima semana a posse do substituto de Tarso Genro na Secretaria de Relações Institucionais.

O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia (PTB), era o indicado até o começo da semana, mas como Luiz Fernando Furlan pressionou o presidente para deixar o Ministério do Desenvolvimento, ele voltou a também ser cotado para o cargo.

O ex-líder do PT na Câmara Henrique Fontana é o outro nome cotado para ser articulador político do Palácio do Planalto. Para um interlocutor, Mares Guia só não vai para o Desenvolvimento se o PTB criar dificuldades para a nomeação.

O líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), conversou com o presidente na manhã desta quinta e disse que seu partido preferiria que o ministro fosse para as Relações Institucionais e não para o Desenvolvimento.

Mas lembrou que cabe ao presidente decidir sobre o futuro da equipe e prometeu que o partido não criará problemas.

Mares Guia também esteve com Lula e disse que ainda não sabe qual pasta comandará. No Palácio do Planalto, os rumores são de que voltou a ser grande a chance de ele substituir Tarso e não Furlan. Mares Guia ouviu apenas a garantia do presidente de que até meados da próxima semana saberá o seu destino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]