Coincidência ou não, os três ministros que provavelmente estarão envolvidos na regulação das telecomunicações do país são do mesmo estado: o Paraná. Paulo Bernardo foi colocado no Ministério das Comunicações exatamente para exercer essa função, depois da trajetória polêmica de Franklin Martins no governo Lula. Agora, Bernardo pediu a Gilberto Carvalho (foto), da Secretaria-Geral da Presidência, para comandar as negociações com a sociedade civil, antes de o projeto ficar pronto para ser enviado ao Congresso. Por fim, a ministra Gleisi Hoffmann, como articuladora entre os ministérios, também terá papel fundamental para fazer valer as vontades da presidente Dilma no Congresso.
Caso Derosso
A CUT-Paraná e outras entidades da capital já estão organizadas para fazer uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Curitiba na volta do recesso de meio do ano, na próxima segunda-feira, cobrando a apuração e a eventual punição dos responsáveis de supostas irregularidades nos contratos de publicidade da Casa. Os manifestantes também entregarão uma carta aos vereadores exigindo investigações do fato de uma das empresas contratadas ser de propriedade de Cláudia Queiroz Guedes, esposa do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB, foto). Hoje, representantes de partidos de oposição vão se reunir para traçar estratégias de como agir em relação ao caso.
Para pensar...
"Quando você tem uma relação comercial intensa, é natural que surjam situações que exigem atenção. É assim que acontece com qualquer relacionamento comercial bilateral da importância deste que temos com a Argentina."
Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores, minimizando a crise comercial entre os dois países. A presidente Cristina Kirchner chega ao Brasil na sexta-feira.
Economia
A Assembleia paranaense informou ontem que vai entregar mais R$ 10 milhões ao governo no mês que vem. O dinheiro, segundo o primeiro-secretário, Plauto Miró, foi economizado pela administração da Casa. O Legislativo já tinha repassado R$ 10 milhões no primeiro semestre ao governo, que foi repassado para a saúde.
Controle
O Tribunal de Contas do estado colocou em prática ontem um programa para capacitar os conselheiros muncipais e estaduais de diversas áreas para controlar os gastos públicos. Um seminário ontem, em Curitiba, reuniu 1,5 mil pessoas. O objetivo do TC é realizar também videoaulas em 54 municípios paranaenses.
Maluf candidato
O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) não descarta se candidatar à prefeitura de São Paulo em 2012. Ontem, durante inauguração da ponte Governador Orestes Quércia, em São Paulo, Maluf dividiu o palco com autoridades, tirou foto com populares, rasgou elogios ao ex-governador morto em 2010 e deixou em aberto a possibilidade de concorrer pela quinta vez. "Ainda tem um ano para pensar. Só perde quem não disputa. Quem disputa sempre vence", filosofou.